Comunitários promovem a I Copa de Futebol Ribeirinho às margens do Rio Negro - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Comunitários promovem a I Copa de Futebol Ribeirinho às margens do Rio Negro

Comunitários promovem a I Copa de Futebol Ribeirinho às margens do Rio Negro
junho 18, 2014 FAS

Comunitários promovem a I Copa de Futebol Ribeirinho às margens do Rio Negro

18/06/2014

Durante a Copa do Mundo de 2014, o Amazonas também receberá I Copa de Futebol Ribeirinho. Realizada pela Associação das Comunidades Sustentáveis do Rio Negro (ACS Rio Negro), a iniciativa conta com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF) em seu componente Social e de diversos parceiros. Iniciada no próximo sábado (14/06), a Copa terá sua estreia na Comunidade Tumbira (1h de lancha de Manaus), a partir das 8h, envolvendo 38 times divididos nas categorias master, masculino, feminino e sub-17. Outras duas rodadas acontecerão no domingo (29/06), na Comunidade Santa Helena do Inglês, e em 06/07, na comunidade do Saracá.
“A realização da I Copa de Futebol Ribeirinho do Rio Negro é mais uma iniciativa para fortalecer o turismo de base comunitária na região. Assim, os turistas que vierem a Manaus poderão complementar o prazer de ver os jogos da Arena da Amazônia com uma experiência cultural Unica”, comenta o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana.
Os ribeirinhos organizaram esta Copa para oferecer aos turistas e visitantes uma atração adicional aos roteiros propostos pela campanha Passaporte Verde (www.passaporteverde.org.br), iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com seis comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro. Este roteiro inclui pernoite em pousada sustentável e a possibilidade de acompanhar a Copa de Futebol Ribeirinho.
“Esse campeonato tem muito significado para a reserva, pois serve como uma ferramenta de inclusão entre todas as comunidades e pessoas da reserva. A economia gira, pois cada comunidade recebe visitantes de todas as outras, e esse impacto é sempre muito positivo”, explica José Roberto Nascimento, presidente da Associação de Moradores da RDS Rio Negro.
A divulgação dos roteiros tem como objetivo apoiar a qualificação da cadeia produtiva do turismo e a implantação de infraestrutura básica e turística nessas localidades, além de ações de educação ambiental apoiadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério dos Esportes (ME) e Ministério do Turismo (Mtur).

Turismo de Base Comunitária no Amazonas

A comunidade Santa Helena do Inglês construiu uma pousada comunitária, visando atender os turistas que vierem acompanhar o torneio de futebol. O empreendimento foi construído em parceria com o componente Renda do Programa Bolsa Floresta (PBF), gerenciado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES. A pousada conta com oito quartos para quatro pessoas cada. As diárias giram em torno de R$ 80, com café da manhã incluso.
O roteiro da margem esquerda conta com as comunidades Colônia Central, São João do Tupé, Julião, Bela Vista, São Sebastião e Nova Esperança, incluindo atrativos como canoagem, banho de rio e pesca cabocla.
Ambos roteiros são resultados de uma soma de esforços da FAS, Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC/SDS), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÃ?), ONG Nymuendaju e do Fórum Permanente de Defesa das Comunidades Ribeirinhas de Manaus (Fopec).