Construções ao redor do mundo poderão ajudar a proteger a Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Construções ao redor do mundo poderão ajudar a proteger a Amazônia

Construções ao redor do mundo poderão ajudar a proteger a Amazônia
março 25, 2019 FAS

Construções ao redor do mundo poderão ajudar a proteger a Amazônia

25/03/2019

Empreendimentos imobiliários de qualquer parte do mundo poderão apoiar o financiamento de projetos sustentáveis na Amazônia e receber a certificação LEED, um reconhecimento internacional para construções comprometidas com o meio ambiente. A ação inédita é fruto de uma parceria entre o Green Building Council Brasil (GBC Brasil), ONG responsável pela Certificação LEED no país, e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e deve beneficiar 9 mil famílias moradoras de 16 Unidades de Conservação (UC) do Estado do Amazonas e 580 comunidades/localidades tradicionais do interior do Estado.
O apoio para a conservação da Amazônia se dá por meio de uma doação para a FAS, proporcional à área do edifício em certificação, que pode variar de US$ 0.05 por m² anuais para edifícios já existentes a US$ 4.00 por m² para novos edifícios. Em troca, a construção recebe um ponto na certificação de “edificações verdes” LEED, que pode eventualmente significar o credenciamento da edificação à certificação. São três categorias: Básico, Prata, Ouro ou Platina, conforme a pontuação alcançada (de 40 pontos, nível certificado comum, a 110 pontos, nível Platina).
Essas doações são totalmente destinadas a atividades concretas de conservação ambiental e desenvolvimento sustentável de comunidades ribeirinhas Unidades de Conservação estaduais do Amazonas. Este território soma 10,9 milhões de hectares (equivalente à área de Portugal).
Vale ressaltar que independentemente de certificação LEED, empresas ou cidadãos podem contribuir com a FAS através do site fas-amazonia.org.
Segundo Felipe Faria, diretor executivo do GBC Brasil, a contribuição do movimento de green building comprova a sua relevância e, hoje, por meio da ferramenta de certificação LEED ou GBC CASA & CONDOMÍNIO destinada ao setor residencial, é inserida uma opção para a restauração e preservação do habitat natural, que inclui investimentos na floresta Amazônica, a partir dos projetos dirigidos pela FAS.
“Hoje, temos mais de 100 mil edificações buscando a certificação LEED em 167 países e é de suma importância relacionar esse trabalho nas cidades com a preservação das florestas e das populações que residem em áreas que carecem de serviços públicos especiais”, afirma o executivo. E completa: “esta iniciativa demonstra que sustentabilidade não possui fronteiras e que todos podem contribuir com a preservação e restauração de um dos maiores bens da humanidade, a floresta Amazônica.”   
O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana explica que a entidade tem se destacado no cenário nacional e internacional, com nove anos de experiência na implementação de programas pioneiros de geração de renda, melhoria de qualidade vida e empoderamento comunitário.
“Esta parceria com o GBC representa uma oportunidade histórica de conectar um setor que é responsável por uma parcela importante das emissões de gases de efeito estufa com a redução do desmatamento na Amazônia. Esta é uma prática que deveria ser adotada de uma maneira mais ampla, por diferentes setores e o fato de termos desenvolvido um mecanismo para o setor de construção tem um simbolismo histórico muito relevante. Esperamos que se torne um instrumento exitoso tanto para os que constroem quanto para o que lutam para a conservação da floresta da Amazônia.”, afirma Viana.