Curso que promove jornada sustentável de dez dias na Amazônia está com inscrições abertas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Curso que promove jornada sustentável de dez dias na Amazônia está com inscrições abertas

Curso que promove jornada sustentável de dez dias na Amazônia está com inscrições abertas
novembro 3, 2018 FAS

Curso que promove jornada sustentável de dez dias na Amazônia está com inscrições abertas

03/11/2018

Viver por dez dias numa comunidade ribeirinha no meio da floresta amazônica, aprender com moradores locais conhecimentos tradicionais sobre cuidados com a natureza, floresta e o rio, e debater estratégias e soluções para desenvolver a região de forma sustentável são alguns dos objetivos do Jornada Amazônia 2019, um curso pioneiro que está com inscrições abertas e que permite a estudantes e profissionais de diversas áreas vivenciar uma experiência única na Amazônia.
Previsto para acontecer entre os dias 7 e 17 de fevereiro do próximo ano, a segunda edição do curso reúne especialistas em Amazônia e moradores da RDS Rio Negro para discutir e aprender sustentabilidade na prática. O curso inicia em Manaus, capital do Amazonas, e continua na comunidade Tumbira, localizada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, no município de Iranduba, a cerca de 80 quilômetros do meio urbano.
O programa é dividido em três áreas: a sistêmica, com uma visão global sobre sustentabilidade, Amazônia e desenvolvimento comunitário; a comunitária, que promove a relação da comunidade local e da comunidade dos participantes; e a pessoal, onde os participantes trocam saberes e refletem sobre sua relação individual com os temas. Durante o dia os alunos participam do curso e à noite eles ficam hospedados em alojamentos coletivos na Comunidade Tumbira.
A intenção  da jornada é valorizar o saber tradicional, tendo ribeirinhos dentre os docentes. Entre os professores do Jornada Amazônia 2019 estão a líder comunitária e artesã Izolena Garrido, da comunidade do Tumbira; o empreendedor e líder comunitário do Tumbira Roberto Brito; a membro de coletivo jovem na comunidade do Carão Odenilze Ramos; a moradora do Tumbira e conhecedora da sabedoria ribeirinha Terezinha Macedo; o superintendente-geral da FAS e especialista em Amazônia, mudanças climáticas e manejo florestal, Virgílio Viana; o professor e especialista em meio ambiente e contabilidade de São Paulo José Roberto Kassai; e outros que estao sendo definidos.
A Jornada Amazônia faz parte da Amazônia-Edu, uma plataforma focada em educação experiencial para desenvolvimento sustentável na Amazônia, onde são oferecidos cursos  para pessoas e organizações através de trabalhos de campo, estudos de caso e troca de conhecimento entre comunidades tradicionais e especialistas. Todo o processo de aprendizagem é desenhado por uma equipe de facilitadores que também atuará no curso. Ao final, os interessados em criar e implantar projetos de solução para a região poderão desenhar uma proposta junto com a FAS.
Como se inscrever
Para participar do Jornada Amazônia 2019 os interessados podem ser de qualquer área de atuação, precisam ter no mínimo 18 anos e efetuar inscrição no site www.amazonia-edu.org/jornada. Apesar de acontecer no meio da floresta amazônica, um local rodeado de belezas naturais, o curso não tem a intenção de ser um passeio turístico, mas sim uma imersão na realidade local somado um processo de aprendizagem. Custos de participação e hospedagem no curso são repassados no ato de inscrição.
Comunidade Tumbira
Localizada no município de Iranduba, a cerca de 80 quilômetros de Manaus, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, a comunidade Tumbira reúne aproximadamente 40 famílias que mantém conhecimentos e práticas tradicionais e, ao mesmo tempo, desenvolvem ações sustentáveis para a região através de projetos e programas coordenados pela FAS e com apoio do Banco Amazônia/BNDES.
Serviço
O quê: Jornada Amazônia 2019
Quando: 7 a 17 de fevereiro de 2019
Onde: Manaus (AM) e comunidade Tumbira, no município de Iranduba
Inscrições: https://tinyurl.com/jornadaamazonia
www.amazonia-edu.org/jornada