Da floresta para internet: Jirau da Amazônia vai comandar live no Americanas ao Vivo - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Da floresta para internet: Jirau da Amazônia vai comandar live no Americanas ao Vivo

Da floresta para internet: Jirau da Amazônia vai comandar live no Americanas ao Vivo
dezembro 15, 2020 FAS

Da floresta para internet: Jirau da Amazônia vai comandar live no Americanas ao Vivo

15/12/2020
Mulheres fazendo artesanato na comunidade Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentavel do Rio Negro, no município de Iranduba.

Pioneira em live commerce no país, nesta terça-feira, dia 15, às 19h, a Americanas abre espaço no Americanas ao Vivo para o Jirau da Amazônia demonstrar os itens produzidos por artesãos de comunidades ribeirinhas e indígenas da região da Amazônia.

Por meio de uma parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), desde junho de 2019, o Jirau da Amazônia tem sua própria loja online na plataforma digital da Americanas, com joias, acessórios e artigos de casa e decoração feitos de sementes, fibras e madeiras da floresta. Além de alavancar o empreendedorismo regional, gerando renda para as populações que vivem de artesanato em comunidades localizadas em Unidades de Conservação (UC) do Amazonas, a loja terá um novo canal para promover, para todo o Brasil, produtos artesanais feitos na floresta amazônica – com toda a sua renda revertida para o desenvolvimento do projeto.

No lugar de artistas e influenciadores, Joarlison Garrido, artesão e professor da comunidade Nova Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista, em Manaus, é quem vai apresentar os itens ao vivo. Ele faz parte do grupo de artesanato Surisawa e é o segundo cacique responsável pela articulação e desenvolvimento sustentável na comunidade. No dialeto Baré, Surisawa significa alegria ou sorriso. E essa é a fonte de inspiração do grupo de artesanato, que existe há cerca de dois anos, para desenvolver a economia da comunidade ribeirinha. Fruteiras, bolsas, cestos, jogos americanos, vasos decorativos e óculos estão entre os produtos que podem ser comprados pelo app Americanas durante a live, com preços a partir de R$ 49,90. O Jirau possui atualmente 19 grupos de artesanato, em 20 comunidades, e 339 artesãos e famílias beneficiados pelo projeto.

O Americanas ao Vivo com o Jirau da Amazônia será transmitido direto da sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em Manaus, nesta terça, 15, às 19h, no horário de Brasília, no app da Americanas.