De volta à Amazônia, vinte anos depois - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

De volta à Amazônia, vinte anos depois

De volta à Amazônia, vinte anos depois
dezembro 1, 2008 FAS

De volta à Amazônia, vinte anos depois

01/12/2008

Presidente do Conselho para o Futuro Mundial, Bianca Jagger visitou a sede da FAS e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma. A meta era filmar parte do documentário “Energia Autônoma”, com lançamento previsto para 2009

O sofrimento de parte da etnia Ianomami em terem suas terras ameaçadas pela prática do garimpo foi a razão que trouxe Bianca Jagger à Amazônia pela primeira vez. Agora, quase vinte anos depois, a presidente do Conselho para o Futuro Mundial voltou à região com o propósito de filmar parte do documentário “Energia Autônoma” (Energy Autonomy). “‘Uma Verdade Incoveniente’, de Al Gore, tinha a meta de mostrar ao mundo os riscos do aquecimento global. O que pretendemos com ‘Energia autônoma’ é apresentar algumas soluções para esta mesma questão”, justificou Bianca.


Veja fotos de Bianca Jagger

Aos 58 anos (sendo quase 30 dedicados às causas sócio-ambientais e dos direitos humanos), ela hoje tem a expressão de quem já assistiu a muitas injustiças e conflitos mundo afora. Os holofotes da mídia que antes iluminavam o caminho da ex- modelo – que já foi casada com o líder do grupo inglês Rolling Stones, Mick Jagger – hoje focam nas ações em prol de um mudo mais humano. Prova disso foi Bianca ter sido escolhida pela equipe de produção do filme para ser uma das sete apresentadoras – Muhammad Yunus, que conquistou o Prêmio Nobel da paz em 2006, também está no elenco.

Conforme salientou Bianca, a escolha em abordar os trabalhos da Fundação Amazonas Sustentável, dentre eles o Programa Bolsa Floresta e a RDS do Juma, nasceu com base na temática da sustentabilidade. “Há inúmeros projetos que tratam deste tema. Mas é a primeira vez que vejo realmente algum funcionando efetivamente”, declarou Bianca. “É um grande privilégio poder conhecer este local e o projeto”, disse.

Veja os principais momentos da visita de Bianca Jagger à RDS do Juma, acompanhada pelo diretor geral da FAS, Virgilio Viana

Texto: Marina Guedes
Fotos: Antonio Lima