Embaixador da Noruega visita comunidades apoiadas pelo Fundo Amazônia no Rio Negro - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Embaixador da Noruega visita comunidades apoiadas pelo Fundo Amazônia no Rio Negro

Embaixador da Noruega visita comunidades apoiadas pelo Fundo Amazônia no Rio Negro
abril 11, 2019 FAS

Embaixador da Noruega visita comunidades apoiadas pelo Fundo Amazônia no Rio Negro

11/04/2019

O embaixador da Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng, visitou nesta terça e quarta-feira, 09 e 10 de abril, comunidades do Rio Negro participantes de projetos da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) com apoio do Fundo Amazônia. Além de acompanhar o status dos investimentos em geração de renda e empoderamento comunitário, a visita teve por objetivo promover interação com os beneficiários dos projetos, que recebem apoio das iniciativas desde 2010.
Além do embaixador, integraram a comitiva o secretário executivo de Meio Ambiente do Amazonas, Luís Henrique Piva, o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, e Bernardo Braune, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A delegação esteve em três comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro: Tumbira, Santa Helena do Inglês e Saracá. Na primeira, Nils conheceu a Pousada Garrido, que é gerida por Roberto Brito, ex-madeireiro ilegal que hoje vive do turismo sustentável.
“A criação da reserva e os projetos trouxeram uma nova perspectiva para a gente daqui da comunidade. A gente sabe que se a gente manter a floresta de onde a gente vive em pé, um futuro melhor nossos filhos vão ter na comunidade. Todos podem seguir esse caminho, mas precisam de apoio para gerar renda sem desmatar, e esse apoio do Fundo foi fundamental”, ressaltou Roberto.
O grupo também participou de imersão em uma trilha na floresta, atrativo turístico elaborado e guiado pelos comunitários. Lá, puderam interagir com Jean Silva, que trabalha com o manejo sustentável de madeira viabilizado pelo Programa de Geração de Renda, que tem apoio do Fundo. Desde o início do projeto, já foram nove planos de manejo sustentáveis desenvolvidos na reserva.
“Antes a gente explorava madeira sem imaginar que poderia acabar, e agora a gente aprendeu que só vai ter madeira no futuro se a gente fazer um inventário, conhecer as espécies e conservar”, explicou Jean, que também atua na atividade de pesca.
Também foram visitados o Restaurante Encanto do Saracá, na comunidade Saracá e a Pousada Vista Rio Negro, na comunidade Santa Helena do Inglês. Os empreendimentos ajudam dezenas de famílias como uma fonte de renda além da pesca, que é sazonal.
Dona Raimunda Saracá, uma das gerentes do restaurante, ressaltou o papel dos projetos na mudança das perspectivas da comunidae. Segundo ela, a vida dos comunitários ganhou autoestima e abriu as portas para turistas.
“Depois que passamos a ter o restaurante, a autoestima da comunidade voltou. As mulheres criaram um grupo de artesanato, os homens trabalham com a pesca e a gente passou a atender pessoas de fora aqui na comunidade”, destaca Saracá, que fundou a comunidade há mais de trinta anos.

Mensagem positiva à Noruega

Durante a visita, o embaixador Nils Gunneng repassou aos ribeirinhos a visão positiva que teve das ações do Amazonas para a conservação da floresta. Segundo ele, a população do estado é protagonista das melhorias rumo à valorização da biodiversidade.
“Nós vemos que realmente a vida das pessoas melhorou nesses 10 anos de projeto, e é extremamente valioso para a Noruega ver esse crescimento em campo. O fundamental é ver o povo, as pessoas que levam as coisas para a frente, mudando de vida, tendo uma vida mais sustentável, cuidando da floresta que tanto amam. Nosso país quer ajudar e cooperar com o Brasil”, destacou o embaixador.
O representante do Governo do Amazonas, secretário executivo da Sema, Luís Henrique Piva, comentou a importância da articulação entre diferentes atores para a promoção da conservação em áreas protegidas do estado.
“Foi interessante ver essa composição de atores apoiando o estado do Amazonas a implementar a política de consolidação de áreas protegidas. Ver uma comunidade bem estruturada, com suas atividades organizadas e uma série de serviços públicos sendo implementados, de saúde, educação, manejo e pesca. Esse é um modelo que queremos levar para outras áreas do Amazonas, em parceria com outras organizações nacionais e internacionais”, ressalta o secretário.
Para o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, a visita teve um caráter histórico. “Essa visita é muito simbólica porque a Noruega e o Fundo Amazônia são apoiadores históricos das atividades de conservação nas áreas onde a FAS atua. Então poder ouvir dos comunitários o retorno que estão tendo, e a visão de futuro que tem, marca o sucesso que foram os 10 primeiros anos de atividades”, finalizou Viana.