Software EDK leva Provinha Brasil digital para comunidades remotas do Amazonas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Software EDK leva Provinha Brasil digital para comunidades remotas do Amazonas

Software EDK leva Provinha Brasil digital para comunidades remotas do Amazonas
maio 18, 2018 FAS

Software EDK leva Provinha Brasil digital para comunidades remotas do Amazonas

18/05/2018

Estudantes de Tefé, Jutaí e Iranduba-AM participaram em caráter experimental da Provinha Brasil em versão digital, uma inovação trazida pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com o Samsung Instituto de Desenvolvimento da Informática para AmazôniaInstituto (SIDIA), do Amazonas. Pioneiro no Brasil e desenvolvido no estado, o sotfware EDK deve facilitar o acesso ao teste em áreas remotas da Amazônia e outras regiões do país, possibilitando a avaliação de estudantes em tempo real.

Na fase de testes, 200 alunos de 18 escolas de comunidades tradicionais dos rios Solimões e Negro participaram do teste, composto ainda por 80 avaliações orais e contraprovas de leituras. A ideia foi possibilitar aos professores, pedagogos e também às secretarias municipais de educação do interior o monitoramento do desempenho dos estudantes, influenciando o estabelecimento de prioridades e a elaboração de políticas públicas de educação.

“Corrigir as provas dos estudantes anteriormente era um grande desafio, algo que levava até seis meses para ser feito. Com o EDK, em alguns minutos já pode se ter um diagnóstico preciso da situação dos alunos. A tecnologia do SIDIA vai trazer rapidez e informação necessária para levar educação para áreas remotas da Amazônia”, enfatiza a coordenadora do Programa Educação e Saúde, Nathália Flores.

O aplicativo, que pode rodar em tablets e celulares, foi desenvolvido nos escritórios da Samsung SIDIA de Manaus. Após a fase de desenvolvimento, dois testes foram realizados com apoio logístico da FAS, em que foi testado a usabilidade visando melhorias na aplicação.

“A ideia do programa foi transformar a educação nas comunidades da região amazônica, promovendo o acesso a estudantes localizados nas áreas mais afastadas, levando diferença no aprendizado. Uma tecnologia que tem um propósito social muito grande e gratificante”, afirma Álvaro Gonçalves, gerente de Soluções do SIDIA.

Após a fase de testes, a expectativa é ampliar o uso dos aplicativos para mais áreas remotas, aproveitando a logística da FAS e otimizando a articulação com secretarias de municípios do interior.
Veja como foi a aplicação da Provinha: