Estudantes do ensino médio fazem trabalho sobre a FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Estudantes do ensino médio fazem trabalho sobre a FAS

Estudantes do ensino médio fazem trabalho sobre a FAS
novembro 15, 2008 FAS

Estudantes do ensino médio fazem trabalho sobre a FAS

15/11/2008

Estudantes do Colégio do Norte, em Manaus, realizaram trabalho destacando a Fundação Amazonas Sustentável em feira temática de ciência. O evento aconteceu sexta-feira, 14 de novembro, e teve como público-alvo estudantes, professores e seus respectivos familiares. A proposta, como esclareceu o diretor Antonio Ordival da Silva, era fugir da metodologia teórica, permitindo uma vivência diferenciada aos jovens. “O grande diferencial da escola é fazer atividades fora do padrão convencional. Este trabalho na feira de ciências é para conscientizar a todos”, afirmou.


Alunos do segundo ano do Colégio do Norte falam sobre trabalhos da FAS em oficina de ciências

Definido o tema para cada sala – mudanças climáticas -cada turma optou por uma abordagem sobre a questão, que poderia ser em escala mundial, nacional ou regional. No caso da sala C, sete alunos priorizaram o assunto desenvolvimento sustentável e, por isso, focaram na FAS como referência. Por meio do site oficial da fundação, eles tiveram um primeiro contato sobre as propostas e realizações da FAS. Para a feira, levaram ao conhecimento do público presente o Programa Bolsa Floresta e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma.

Para cada novo visitante que se aproximava do estande, a aluna Tereza Antony, 17, transmitia, com segurança, as informações que aprendera. “Muitos perguntaram como é possível promover o desenvolvimento sem destruir o meio em que vivemos. Nosso papel é ficar de olho para que as pessoas aprendam a cuidar da Amazônia. Porque senão, pode ser tarde demais”, disse ela.
Na visão da colega de equipe de Tereza, Francisca Renata Nunes, também de 17 anos, a importância da FAS está diretamente associada à proteção das áreas verdes do Amazonas. “A Fundação Amazonas Sustentável ajuda a evitar o desmatamento da região. Não conheço nenhuma outra instituição que esteja fazendo o mesmo, desta forma”, opinou.


Diretor da escola, Antonio Ordival da Silva, visita estande sobre o Programa Bolsa Floresta e Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma

Além de explicarem o que haviam assimilado sobre a FAS, os estudantes deram cartilhas explicativas sobre o Programa Bolsa Floresta e Kit apresentando o perfil da fundação. “O aluno que participa de um evento como este absorve os conhecimentos mais variados. O que fica é aquilo que somos obrigados a explicar ao outro. O que pudemos conhecer sobre o trabalho da FAS, que atua numa área extremamente frágil como a Amazônia, é muito importante”, reforçou Antonio Ordival.