Estudantes ribeirinhos e indígenas apoiados pela FAS colam grau na Escola Samsung Amazonas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Estudantes ribeirinhos e indígenas apoiados pela FAS colam grau na Escola Samsung Amazonas

Estudantes ribeirinhos e indígenas apoiados pela FAS colam grau na Escola Samsung Amazonas
dezembro 13, 2019 FAS

Estudantes ribeirinhos e indígenas apoiados pela FAS colam grau na Escola Samsung Amazonas

13/12/2019

Mais de 600 crianças e adolescentes de comunidades tradicionais são beneficiadas com ações de educação desenvolvidas pela FAS, em parceria com a Samsung, Governo do Amazonas e prefeituras municipais

Promover uma educação inovadora para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia é o principal objetivo da parceria entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Samsung, uma cooperação renovada recentemente que beneficia 659 crianças e adolescentes ribeirinhos e indígenas que estudam em escolas nos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS) da FAS, dentro de Unidades de Conservação (UC) no Amazonas. Nesta quinta (12), 14 estudantes da Escola Estadual Samsung Amazonas, na NCS Assy Manana, na comunidade Três Unidos, dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Negro, colaram grau no Ensino Médio.

A parceria FAS-Samsung, que possibilitou a formação desses alunos e que também beneficia egressos, professores e as próprias comunidades como um todo, existe desde 2010 com foco no apoio a projetos de educação desenvolvidos em 38 comunidades pelo Amazonas, iniciativas que envolvem desde práticas agroecológicas até educomunicação, como o projeto Repórteres da Floresta, onde os jovens são ensinados a como usar a mídia e como produzir conteúdos voltados à própria realidade.

Um dos destaques dessa parceria foi a construção, em 2011, do Núcleo Assy Manana, na comunidade Três Unidos, a 65 quilômetros de Manaus, onde fica a “Escola Samsung”, administrada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), e também onde aconteceu a colação de grau dos 14 ribeirinhos e indígenas.

Os estudantes são moradores tanto da comunidade Três Unidos como de outras da região, como Monte Sinai do Igarapé Açu, São Tomé, Nova Esperança e Boa Esperança. “É uma emoção muito grande conseguir chegar até aqui, realizar o sonho da formatura no Ensino Médio. Tudo graças à escola aqui na comunidade”, comemorou Vitória Oliveira, de 19 anos.

A Escola Estadual Samsung Amazonas oferece aulas nas três séries do Ensino Médio para mais de 150 alunos de 11 comunidades do entorno, com apoio do Governo do Amazonas, via Seduc. A parceria também inclui cursos complementares, merenda escolar e fornecimento de energia elétrica para o prédio da escola.

Projetos de educação

As ações de educação desenvolvidas pela FAS apoiadas pela Samsung também têm gerado impacto positivo na vida de alunos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, em Novo Aripuanã, a 300 quilômetros de Manaus, como o jovem Anaylson Ribeiro, da comunidade do Abelha. Ele é estudante no NCS Victor Civita. “Hoje eu posso garantir que essa escola foi o local em que eu cresci como ser humano e cidadão através do conhecimento” disse.

Anaylson participa do Projeto de Incentivo à Leitura e à Escrita (Incenturita), que tem aporte da Samsung. O estudante também integrou uma comitiva de estudantes ribeirinhos que fizeram intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Alemanha no início de 2018.

A parceria FAS-Samsung em iniciativas de educação beneficia mais de 600 crianças e adolescentes também com apoio de prefeituras municipais no interior do Estado, como as prefeituras de Jutaí e de Novo Aripuanã, onde fica a RDS do Juma.

Novos desafios

A recente renovação da parceria FAS-Samsung representa a chegada de novos desafios para a educação na região amazônica. É o que afirma a superintendente de Desenvolvimento Sustentável da FAS, Valcléia Solidade. “Essa renovação é muito importante para dar continuidade aos projetos da Fundação e para ampliar os projetos com foco no empreendedorismo, fortalecendo assim a possibilidade de geração de renda entre esses jovens” disse.

A Samsung vem apoiando uma série de programas e projetos educacionais para o desenvolvimento de lideranças jovens na condução de mudanças sociais positivas e para construir um mundo melhor para todos “Estamos empenhados em realizar a nossa visão ‘Together for Tomorrow! Enabling People’, capacitando as gerações futuras para alcançar seu pleno potencial por meio da educação”, afirmou Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Umas das novidades da renovação dessa parceria é o “Projeto Tarrafa”, cujo nome faz referência à rede de pesca dos ribeirinhos e à habilidade necessária para manejá-la e que busca agregar capacidades vocacionais dos jovens em cursos complementares de empreendedorismo e desenvolvimento de protótipos de negócios voltados para a realidade local.

O projeto pretende colocar em prática as ideias e soluções inovadoras propostas pelos ribeirinhos no ramo do empreendedorismo, onde as melhores iniciativas vão ser avaliadas pelos profissionais da FAS e da Samsung e terão oportunidade de receber apoio na execução. “O objetivo é oferecer a eles uma experiência de cocriação de um plano para o futuro, reunindo o potencial inovadores deles e o conhecimento local, tradicional”, disse Anderson Mattos, gerente do Programa de Educação e Saúde da FAS.

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira sem fins lucrativos e sem vínculos político-partidários que tem por missão fazer a floresta valer mais em pé do que derrubada, promovendo ações de desenvolvimento sustentável e de melhoria de qualidade de vida dos povos que vivem na floresta, por meio de programas e projetos. Ao todo, cerca de 40 mil pessoas são beneficiadas pelas ações da FAS em 581 comunidades e 16 Unidades de Conservação, em cooperação com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e apoio do Fundo Amazônia/BNDES, Samsung, Bradesco e Coca-Cola Brasil.

Recentemente, a FAS alcançou um marco histórico em toda sua trajetória de ações de educação na Amazônia. A ONG recebeu o Prêmio Unesco-Japão de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o ESD Prize, concedido pela Unesco e bancado pelo governo do Japão a soluções inovadoras do mundo capazes de transformar a realidade através do desenvolvimento sustentável. A FAS é a única instituição sul-americana da história a receber tal prêmio.

Sobre a Samsung

A Samsung inspira o mundo e cria o futuro com ideias e tecnologias inovadoras. A companhia está redefinindo o mundo de TVs, smartphones, wearables, tablets, eletrodomésticos, sistemas de conexão e memória, sistema LSI, fundição de semicondutores e soluções LED. Para saber mais sobre as últimas notícias, por favor, visite a Sala de Imprensa da Samsung em http://news.samsung.com/br