Estudantes ribeirinhos participam do 5º Intercâmbio de Saberes, em Manaus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Estudantes ribeirinhos participam do 5º Intercâmbio de Saberes, em Manaus

Estudantes ribeirinhos participam do 5º Intercâmbio de Saberes, em Manaus
novembro 8, 2016 FAS

Estudantes ribeirinhos participam do 5º Intercâmbio de Saberes, em Manaus

08/11/2016
img_6763

Maracatu Eco da Sapopema empolga alunos na cerimônia de abertura do 5o Intercâmbio de Saberes

Por Mariana Filizola

Na manhã desta segunda-feira (07), teve início o 5º Intercâmbio de Saberes, uma realização da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Secretaria do Estado de Educação (SEDUC) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef). O evento reUne 30 alunos de comunidades pertencentes às Unidades de Conservação (UCs) em que a FAS atua, e visa fortalecer o protagonismo juvenil por meio do engajamento em torno da conservação ambiental e da melhoria da qualidade de vida nas comunidades  em que eles vivem.

Parte do Programa de Educação e SaUde da FAS, o Intercâmbio de Saberes é uma oportunidade de incentivar os jovens a serem agentes de transformação: “Proporcionar esse momento de troca entre eles é extremamente importante para que aprimorem seus potenciais. O principal objetivo da edição deste ano é desafiar esses jovens, encorajá-los para que atuem como agentes de transformação das comunidades. Que eles identifiquem as fragilidades locais e juntos mobilizem a comunidade para pensar soluções” afirma Nathalia Flores, coordenadora do Programa.

A abertura do evento contou com uma apresentação de batuque do Maracatu Eco da Sapopema, que incentivou os jovens a serem a voz da floresta: “Nosso nome vem do eco provocado pela batida nas raízes de uma árvore, a Sapopema, que permite a comunicação na floresta. Lembrem que vocês também são raízes da floresta, e podem usar o estímulo do conhecimento para ecoar nas comunidades de vocês” afirmou Caio Fábio, mestre do Maracatu.

Fabricio Campos, 17, Cerley Batista, 11, Anailson Ribeiro, 17 e Italice de Almeida, 18, vindos da comunidade do Abelha para o evento

Fabricio Campos, 17, Cerley Batista, 11, Anailson Ribeiro, 17 e Italice de Almeida, 18, vindos da comunidade do Abelha para o evento

Durante uma semana, o Intercâmbio de Saberes promoverá oficinas, visitas e discussões voltadas para os Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS), que contarão com apoio do braço jovem da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN Youth Amazônia). A agenda é composta pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), na busca de um rumo à superação de desafios globais com medidas ousadas e transformadoras a fim de pôr o mundo em um caminho sustentável e resiliente.

Os 30 jovens participantes dessa edição do Intercâmbio de Saberes foram selecionados a partir de um concurso realizado nos nUcleos da FAS nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas. Após participarem de oficinas oferecidas pela FAS sobre os ODS, os alunos se dividiram em grupos de cinco e tiveram que produzir um video explicativo sobre um dos objetivos, escolhido por eles. Ao final, a própria comunidade escolheu o melhor vídeo. Cinco alunos do grupo vencedor de cada comunidade estão em Manaus acompanhados de um professor local para participarem das atividades do Intercâmbio de Saberes.

Programação

Intervenções artísticas, mini-oficinas de teatro e um cine-fórum sobre erradicação da pobreza fazem parte da programação, além de um encontro especial com os blogueiros do Bola pro Mato na Arena da Amazônia. Outro destaque na programação é a oficina de educomunicação, promovida pela ONG paulista Viração na quarta-feira (9), com o objetivo de criar um plano de ação para a produção de um produto de comunicação pelos próprios jovens. Para Odenilze Ramos, 19, aluna vinda da comunidade do Carão na RDS Rio Negro, as atividades são uma chance de aprender trocando experiências: “Vai ser uma semana de muito conhecimento novo nas oficinas e tambem de interação entre nós. Tenho certeza que a gente tem muito a aprender uns com os outros, estamos somando aqui. Espero que todo mundo saia com muitas idéias novas pra levar de volta pras comunidades” afirma. As atividades tiveram inicio na manhã dessa segunda-feira e se estendem até sexta-feira (11).

img_6791

Alunos participantes do Intercâmbio de Saberes com o Maracatu Eco da Sapopema