FAS participa de assembleia da Associação de Moradores da RDS Rio Amapá - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa de assembleia da Associação de Moradores da RDS Rio Amapá

FAS participa de assembleia da Associação de Moradores da RDS Rio Amapá
julho 28, 2014 FAS

FAS participa de assembleia da Associação de Moradores da RDS Rio Amapá

28/07/2014

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) esteve entre os dias 17 e 20 de julho nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) Rio Madeira e Amapá, e participou da Assembleia Geral da Central das Associações Agroextrativistas da Democracia do Rio Amapá (CAAD), na comunidade Boa Esperança. O encontro foi uma oportunidade de ouvir os ribeirinhos e dialogar sobre novos projetos de apoio à geração de renda na região.
Participaram na assembleia o coordenador da Regional Madeira da FAS, Doney Vitor, o assistente de mobilização da FAS, Edmar Pereira , a gestora da RDS Rio Amapá, Sílvia Elena e o presidente da CAAD, Manoel Ricardo, além de toda a nova Diretoria e Conselho Fiscal da CAAD. Os debates envolveram 120 comunitários, que discutiram questões como as atividades desenvolvidas pela associação, o desenvolvimento do Programa Bolsa Floresta (PBF) na reserva, além de alternativas para a recuperação das cadeias produtivas do açaí, castanha, óleos vegetais e cacau, afetadas pela grande cheia de 2014.
“As cadeias produtivas dessa região do Madeira tendem a evoluir muito nos próximos anos, já que nos próximos meses deve ser entregue um ramal ligando a comunidade Democracia à BR-319, tornando mais fácil o escoamento da produção. Ã? preciso que essa economia esteja preparada”, explica Doney Vitor.
A CAAD é uma entidade apoiada pelo componente Associação do PBF, que investe no fortalecimento comunitário de associações no interior do Estado. A intenção é promover uma gestão participativa, apostando na autonomia, empoderamento e protagonismo comunitário em 15 unidades de conservação (UCs). Saiba mais!