FAS participa de painel de segurança hídrica na Amazônia no 8º Fórum Mundial da Água - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS participa de painel de segurança hídrica na Amazônia no 8º Fórum Mundial da Água

FAS participa de painel de segurança hídrica na Amazônia no 8º Fórum Mundial da Água
março 20, 2018 FAS

FAS participa de painel de segurança hídrica na Amazônia no 8º Fórum Mundial da Água

20/03/2018

* Por Nayandra Pereira

Na terça-feira pela manhã, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), juntamente com a Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC) e a organização Saúde e Alegria, discutiram formas de acesso à água e segurança hídrica na Amazônia durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília-DF, no dia 20 de março.O debate foi liderado pelo Victor Bicca, diretor de relações governamentais da Coca-Cola.
Durante o evento, o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, destacou a importância de soluções de acesso à água adequadas às condições locais da Amazônia, bem como a formação de parcerias com este objetivo. A participação da FAS no evento tem apoio da Latam Airlines Brasil.
O superintendente avaliou que a formação de alianças, parcerias e grupos de trabalho entre organizações da Amazônia para tratar de recursos hídricos é um passo importante na ampliação desta agenda nas comunidades amazônicas, bem como a produção de materiais e posicionamentos sobre o assunto.
Além disso, foram discutidos os avanços e as questões relativas a solução do Água+Acesso implantada em comunidades atendidas pela Fundação.

Água+Acesso e a FAS

Em 2017, a FAS, em parceria com a Aliança Água+Acesso implementou soluções piloto para tratamento de água em 2 comunidades na bacia do Rio Negro, a comunidade Solimoezinho na RDS Puranga Conquista e a Marajá na RDS do Rio Negro.
O sistema implementado foi o Ecolágua, que é uma inovação que se mostra bastante apropriada à região amazônica e às condições das comunidades ribeirinhas. Por ser um sistema livre de produtos químicos e com o funcionamento a partir da energia solar, as comunidades podem ter fornecimento de água com qualidade e de forma constante. As famílias beneficiadas, por consumirem água tratada, ganham mais qualidade de vida e ficam menos propensas às doenças de veiculação hídrica.