FAS realiza encontro com novos gestores de prefeituras para planejar ações em cooperação : FAS Amazonas
14/12/2020
Sem categoria

FAS realiza encontro com novos gestores de prefeituras para planejar ações em cooperação


Aproximadamente 20 lideranças participaram, semana passada, do 1٥ Encontro de Prefeitos Eleitos com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em Manaus. O objetivo foi dialogar com os novos gestores ou aqueles que se reelegeram na última eleição.

Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS, agradeceu a presença de todos e falou das ações da FAS no enfrentamento ao coronavírus: “Um dos aprendizados da jornada da Aliança Covid Amazonas, iniciativa que beneficiou mais de 350 mil pessoas com doações, atendimento médico e outras ações estruturantes no combate à Covid-19, é de que ‘juntos somos mais fortes’. Em pouco tempo, conseguimos mobilizar 112 instituições e empresas para o enfrentamento ao coronavírus. Queremos ampliar e fortalecer essas parcerias, inclusive aquelas com as prefeituras”.

O encontro também teve a participação de lideranças comunitárias.Vicéli Siqueira da Costa, presidente da Associação das Comunidades Sustentáveis da Reserva do Rio Negro (ACS-Rio Negro), falou da parceria entre FAS e as associações: “A FAS levou e leva conhecimento para as comunidades há 12 anos. É uma parceria que a gente quer que continue para melhorar ainda mais a vida das nossas comunidades”, disse.

A Superintendente de Desenvolvimento Sustentável da FAS, Valcléia Solidade, apresentou a estrutura programática da instituição nas áreas de educação, saúde, geração de renda e soluções inovadores. Também houve um amplo debate em torno de uma proposta para fortalecer o turismo nas regiões dos municípios de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga, com a perspectiva de uma “força-tarefa” no próximo ano para levar turistas para as Unidades de Conservação (UCs).

Durante a reunião, ainda foi proposto a inclusão de agentes comunitários de saúde de Maraã no curso de capacitação, realizado em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o programa “Todos pela Saúde”. Outra iniciativa foi a criação de um curso a distância com foco em turismo de base comunitária.

Quem também participou do encontro foi Ruan Mattos, considerado o mais jovem prefeito eleito do Amazonas, com 25 anos. A condução da prefeitura no município de Envira é uma tradição na família, o pai de Ruan foi prefeito por quatro mandatos. “A FAS está sempre presente na floresta. Fortalecer essa parceria é o nosso objetivo com programas e projetos como a capacitação para agentes de saúde, que é um dos nossos objetivos”, afirmou Mattos.

Os próximos passos incluem a formalização de termos de cooperação entre as prefeituras e a FAS para execução de projetos em comum. Participaram do encontro lideranças de São Sebastião do Uatumã, Alvarães, Presidente Figueiredo, Itapiranga, Envira e Maraã.

Parceria com a Nilton Lins

Ao final do encontro, a FAS e a Universidade Nilton Lins assinaram um termo de cooperação para parceria em ações na área de telessaúde. A universidade cederá professores, preceptores, residentes e estudantes, vinculados ao Centro de Ensino Superior Nilton Lins, para realizarem atendimentos, consultorias, orientações, além de colaborações para as capacitações de Agentes Comunitários de Saúde. As ações envolvem telessaúde e capacitações nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro (municipios de Iranduba e Manacapuru), RDS do Piranha (município de Manacapuru) e Área de Proteção Ambiental do Rio Negro (município de Manaus). As RDSs têm a gestão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema).

Segundo Gisele Lins, reitora da Nilton Lins, é mais um elo entre a FAS e a universidade. “Nós entramos com o suporte acadêmico, a FAS com sua experiência de já estar inserida nas comunidades e juntamente com a UEA fazer a telemedicina, que é uma grande solução para o nosso estado. Para o acadêmico, o projeto vai trazer experiência e o sentimento de pertencimento, e de estar inserido na comunidade”. Ao final da assinatura do termo, Denise Lima, prefeita reeleita de Itapiranga, solicitou um apoio da Universidade para que jovens médicos possam ter como destino de trabalho o interior.