FAS realiza expedição ao Rio Madeira - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS realiza expedição ao Rio Madeira

FAS realiza expedição ao Rio Madeira
março 10, 2020 FAS

FAS realiza expedição ao Rio Madeira

10/03/2020

A iniciativa foi realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e revelou os desafios de comercialização e de produção de polpas de frutas, óleos vegetais, açaí, chocolate e farinha.

De 04 a 09 de março, uma comitiva interinstitucional, liderada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), percorreu áreas protegidas localizadas na calha do Rio Madeira, no Amazonas.

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) promoveu uma expedição ao Rio Madeira, no sul do estado do Amazonas, para rever e avaliar projetos implantados pela fundação na região. Foram cinco dias de visitas às Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amapá, Rio Madeira, Juma, Canumã, à Terra Indígena Coatá-Laranjal e comunidades ribeirinhas do entorno dessas áreas protegidas. A comitiva foi composta por 21 pessoas. Além de técnicos da Fundação, participaram da viagem prefeituras de Manicoré, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte, as Secretarias de Estado do Meio Ambiente e de Educação do Amazonas e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas.

A expedição ao Rio Madeira proporcionou momentos de diálogo e troca de experiências entre a FAS, parceiros, lideranças comunitárias e indígenas e moradores das áreas protegidas. Ao longo de cinco dias, a comitiva ouviu demandas, necessidades e desafios: “Nós queremos que a Fundação nos ajude a ganhar o mercado”, disse a professora Joaceli Veiga, da Comunidade Urucuri, que fica no entorno da RDS Amapá. A comunidade possui uma cozinha comunitária, equipada com recursos do Fundo Amazônia, e vem produzindo biscoito de castanha.

O desafio da comercialização, principalmente para escoamento, se impõe em várias comunidades com vocação para produção de polpas de frutas, óleos vegetais, açaí, chocolate e farinha. De um total de 11 comunidades ribeirinhas e duas comunidades indígenas visitadas, a equipe técnica da FAS visualizou a oportunidade de mais de 50 projetos e ações nas áreas de educação, saúde, empoderamento e geração de renda nas comunidades visitadas. “Estamos aqui para sonhar junto com vocês [comunidades], elaborando projetos e tentado captar recursos para executar os desejos de vocês”, disse Virgílio Viana, superintendente geral da FAS.

Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS)

A equipe visitou os núcleos nas comunidades do Abelha e Boa Frente, ambos na RDS do Juma. “A proposta do núcleo é fazer uma educação diferenciada e nós não fazemos isso sozinho. A gente quer construir junto com os parceiros, a comunidade, com os jovens e transformar estes espaços em unidades produtivas aproveitando a vocação da comunidade”, disse Anderson Mattos, gerente do Programa de Educação, Saúde e Cidadania da FAS.

A iniciativa de viabilizar educação por meio dos NCS’s vem sendo realizada no Amazonas desde 2010 pela parceria entre a FAS e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Esta parceria fornece educação relevante para áreas remotas, além de soluções em saúde. Estes projetos possuem o financiamento do Bradesco, Samsung, Petrobras, Rosneft e Lojas Americanas.

Desde 2012, 576 alunos ribeirinhos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º ano do ensino médio e do Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram atendidos pela iniciativa. “Queremos que os NCS’s se tornem uma escola para pequenos empreendedores. A gente acredita que há uma grande oportunidade para os jovens ganharem dinheiro e permanecer nas suas comunidades”, disse Virgílio Viana.

A visita ao NCS “Samuel Benchimol”, na comunidade Boa Frente, foi acompanhada do prefeito de Novo Aripuanã, Jocione Souza, que avaliou a infraestrutura da comunidade e oportunidades de parcerias com a FAS. “A gente começou a entender a riqueza que a gente tem e que a floresta vale mais em pé do que derrubada. Nós precisamos ter isso aqui preservado para as novas gerações”, disse o prefeito.

Assembleia Geral da Amurdesc

Na tarde de sábado (07), a equipe participou da Assembleia Geral da Associação de Moradores e entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Canumã (Amurdesc). Em pauta, a eleição e a posse da nova diretoria. Emerson de Macedo Moreira foi eleito para o mandato de dois anos e falou sobre a atuação da FAS: “Costumo dizer que nossa comunidade tem uma história antes da chegada da Fundação e depois. Se a gente está tomando água aqui é porque a FAS fez um poço artesiano. Na seca, o rio fica seco e a gente tinha que ir lá em baixo para buscar. Agora não é mais assim”.

A última atividade no domingo (08), foi uma palestra sobre desenvolvimento sustentável para estudantes de biologia e matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Nova Olinda do Norte, Virgílio falou sobre objetivos do desenvolvimento sustentável e de perspectivas de parcerias entre a Fundação e a UEA no município de Nova Olinda do Norte.