FAS realiza pesquisa para aprimorar atenção básica de saúde na Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

FAS realiza pesquisa para aprimorar atenção básica de saúde na Amazônia

FAS realiza pesquisa para aprimorar atenção básica de saúde na Amazônia
dezembro 9, 2020 FAS

FAS realiza pesquisa para aprimorar atenção básica de saúde na Amazônia

Pesquisadoras ouvem profissionais da saúde de 26 municípios do Amazonas. Proposta é melhorar o SUS, elaborar guias de saúde e aprimorar legislação.

09/12/2020
Virgilio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), reunido com agentes comunitários de saúde na comunidade Tumbira, localizada no Amazonas.

A região amazônica abrange um acervo de plantas e práticas medicinais importantes para as populações locais, mas também enfrenta diversos gargalos na área da saúde como dificuldades logísticas, insegurança alimentar e falta de infraestrutura adequada. Entender as particularidades e necessidades de comunidades ribeirinhas e indígenas é fundamental para estabelecer soluções em políticas públicas e auxiliar na formação de especialistas da saúde no Amazonas. Essa é a proposta de uma pesquisa feita com agentes de saúde e outros profissionais da área por meio do projeto “SUS na Floresta”, realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com o Todos pela Saúde, do Itaú Unibanco.

O objetivo é apresentar um documento sobre a atual situação do sistema de saúde do Amazonas e auxiliar na busca por alternativas para o interior do estado. Os estudos, realizados por meio da aplicação de questionários e de pesquisa documental, englobam quatro componentes: diagnóstico situacional, levantamento sobre medicina tradicional e hábitos alimentares, elaboração de guias de saúde ribeirinha e indígena, além de propostas de aprimoramento dos marcos legais da saúde.

Diagnóstico 

A consultora da FAS responsável pela equipe de pesquisa, Nathália Flores, explica que a proposta inicial é entrevistar profissionais da saúde de 26 municípios amazonenses, com foco em agentes comunitários de saúde (ACS) –  que atuam nas comunidades onde residem e são responsáveis pela prevenção local. “A principal ambição é fortalecer uma voz de defesa, um advocacy a respeito da saúde para essas populações”. Além da pesquisadora, a equipe é composta também pela antropóloga Roberta Cerri e pela nutricionista Juliana Licio.

O ACS Antônio Santos da Silva atua há 11 anos na comunidade Cachoeira do Castanho, no município de Iranduba/AM. Ao responder os questionários da pesquisa, Antônio afirma que a logística é um desafio. “O deslocamento é o principal problema para mim. Na seca, eu consigo ir tranquilo até as casas, mas quando o rio enche, a comunidade se divide em duas: para um lado tem que ir de moto e para o outro tem que ir de canoa, e isso dificulta muito as visitas”.

No olhar da agente comunitária de saúde Dilce dos Santos Mendes, da comunidade Saracá, a questão dos primeiros socorros é a mais urgente para ser resolvida. “Não adianta fazer um trabalho belíssimo de prevenção nas comunidades, se alguém adoece ou se acidenta, e não temos nem o básico para socorrê-la, como um posto de saúde ou os materiais e equipamentos necessários”.

Os estudos

Para o levantamento sobre medicina tradicional e alimentação, a pesquisadora Nathália explica: “Analisamos como eles utilizam as plantas da Amazônia e a ‘biofarmácia’ da floresta como alternativa de tratamento. Além disso, olhamos para a alimentação, porque a população tem abandonado os hábitos alimentares tradicionais e partido para um consumo de ultraprocessados, o que pode ter relação com o aumento de casos de diabetes, hipertensão e problemas cardíacos”.

A pesquisa também resultará em guias de saúde ribeirinha e saúde indígena, que servirão como  ferramentas de trabalho para os agentes comunitários e indígenas, como pontua Nathália. “A ideia é que eles tenham essa ‘bússola’ para sistematizar dicas de práticas que eles já desenvolvem, mas que sejam direcionadas para que nenhuma família seja negligenciada, evitando ‘furos’ na saúde”.

Propostas de aprimoramento normativo também são questões que o SUS na Floresta pretende atingir. “Queremos entender quais ajustes legais precisam ser feitos para garantir a adaptação do serviço e uma ação de saúde a partir do arcabouço legal. Hoje, a lei determina algumas práticas para os profissionais de saúde, mas precisamos entender que a política constituída há 10 anos talvez precise ser revista e adaptada”, lembra Nathália.

Para o coordenador do Programa Saúde na Floresta, Luiz Castro, realidades distintas devem ser consideradas. “Para um ACS que mora em uma comunidade a quatro ou cinco horas de viagem da cidade precisa ser capaz de ajudar alguém em caso de urgência/emergência. Por isso, pretendemos levar propostas ao Congresso Nacional, câmaras municipais e assembleias legislativas para que esse trabalho seja adequado à realidade local”.