Floresta Estadual de Maués recebe incentivos do Bolsa Floresta - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Floresta Estadual de Maués recebe incentivos do Bolsa Floresta

Floresta Estadual de Maués recebe incentivos do Bolsa Floresta
março 24, 2013 FAS

Floresta Estadual de Maués recebe incentivos do Bolsa Floresta

24/03/2013

Mobilizadores da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) entregaram entre os dias 7 e 15 de março equipamentos e materiais de construção para comunidades da Floresta Estadual de Maués (Florest Maués). A reserva é uma das 15 Unidades de Conservação (UCs) beneficiadas pelos componentes Renda e Social do Programa Bolsa Floresta (PBF), cujos investimentos se pautam pela decisão coletiva dos próprios comunitários.

A missão foi composta por quatro colaboradores da FAS. Ademilton Bentes, Kátia Serique, Lizandra Sá e Marilson Rodrigo entregaram novos cartões e ouviram  moradores das 21 comunidades beneficiadas pelo Programa na reserva.

Durante a missão,  foi feita uma atualização dos cadastros do Bolsa Floresta Familiar. Ao todo, 85 famílias deverão ser inclusas como beneficiárias do programa, que receberão R$ 600,00 anuais com o compromisso de não desmatarem.

BF Renda e Social

Para favorecer a geração de renda nas comunidades, foram entregues um motor para geração de energia, seis máquinas de costura, material para implementação de três aviários e, na comunidade São Raimundo, equipamentos para manutenção de um barco comunitário. Para o manejo sustentável de madeira, os comunitários decidiram pela aquisição de uma Ecoserra, que fornece mais segurança e aproveitamento no processo de corte.

Também serão incentivados pelo componente Renda do Bolsa Floresta a produção de farinha, com um kit para beneficiamento e um motor para cevar mandioca. Visando o escoamento dessa produção, uma lancha e um motor de 15 hp foram entregues.

A qualidade de vida dos comunitários também deve melhorar. A reserva recebeu duas lanchas para transporte comunitário, por meio do componente Social do PBF. As comunidades de Novo Paraíso e São Sebastião do Pajurá ganharam redes de distribuição d´ água e um motor para geração de energia foi entregue na comunidade do São Raimundo.

“Foi muito importante para os comunitários. Devido à distância da capital, todos precisam muito desses benefícios. Para essas famílias é um momento fundamental, em que poderão investir na melhoria de vida e aquisição do próprio sustento”, comenta Kátia Serique.

Florest Maués

A Floresta Estadual de Maués conta com 21 comunidades cadastradas no Bolsa Floresta. São 3.080 pessoas beneficiadas, distribuídas em 731 famílias. O PBF é um dos maiores Programas de Pagamento por Serviços Ambientais no mundo e recentemente recebeu menção honrosa no Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, promovido pelo Ministério da Integração.