Fórum da Virada Sustentável Manaus começa nesta segunda com participação de especialistas nacionais  - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Fórum da Virada Sustentável Manaus começa nesta segunda com participação de especialistas nacionais 

Fórum da Virada Sustentável Manaus começa nesta segunda com participação de especialistas nacionais 
novembro 30, 2020 FAS

Fórum da Virada Sustentável Manaus começa nesta segunda com participação de especialistas nacionais 

Programação online envolve diálogos sobre Amazônia, diversidade, cidades sustentáveis, mobilização social em tempos de pandemia, construção de políticas públicas socioambientais e a relação dos jovens com o futuro.

30/11/2020
Pessoas no largo de São Sebastião segurando uma faixa escrito "Viva Amazônia Viva", promovendo a Virada Sustentável Manaus, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Com a proposta de debater temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Fórum da Virada Sustentável Manaus 2020 tem início nesta segunda-feira (30), reunindo especialistas de diversas partes do Brasil. A programação, correalizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), ocorrerá virtualmente até o dia 4 de dezembro, através do canal Virada Sustentável no YouTube.

O fórum faz parte da Virada Sustentável Manaus, festival de mobilização para a sustentabilidade que está em sua sexta edição na capital amazonense, dessa vez em formato online e com ações sem público.

Ao todo, seis painéis integram o evento, que promoverá diálogos sobre Amazônia, diversidade, cidades sustentáveis, mobilização social em tempos de pandemia, construção de políticas públicas socioambientais e a relação dos jovens com o futuro.

Será transmitido um painel por dia, a partir das 10h (Manaus), com exceção do dia 3 de dezembro, que terá dois debates: o primeiro às 10h e o segundo às 18h30. Ativistas, especialistas nas temáticas, representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais integram a lista de painelistas.

Amazônia em pauta

Abrindo a programação, nesta segunda-feira (30), acontece o painel Futuro da Amazônia, que tem como proposta debater a importância da Amazônia para o mundo, destacando iniciativas que promovem a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que cuidam da floresta.

O debate será moderado pelo superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, e terá participação do líder indígena, escritor e antropólogo, Jaime Diakara, da pesquisadora sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Rita Mesquita, e da quilombola e militante do Centro de Estudos e Defesa do Negro (Cedenpa) da Rede Fulanas, Maria Luiza.

Sobre a Virada

A Virada Sustentável é um movimento que tem a proposta de promover uma “virada” de consciência e estimular o engajamento da sociedade para a melhoria da cidade. Começou em 2011, em São Paulo, e se estendeu para outros lugares, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, entre outros.

Manaus é a única cidade da Região Norte onde o festival é promovido. Em cinco edições, a iniciativa já alcançou 65,9 mil pessoas, mobilizou mais de 1,8 mil voluntários e realizou mais de mil atividades em aproximadamente 100 pontos da cidade.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, reforçando a importância do cuidado mútuo e o senso de coletividade, a programação da sexta edição foi adaptada ao cenário atual, para garantir a segurança das milhares de pessoas que participam anualmente da mobilização.

 

Confira a programação do Fórum:

30/11 | 10h (Manaus) | Painel Futuro da Amazônia

01/12 | 10h (Manaus) | Painel Diversidade

02/12 | 10h (Manaus) | Painel Periferia e Mobilizações em tempos de pandemia

03/12 | 10h (Manaus) | Painel Cidades dos Sonhos

03/12 | 18h30 (Manaus) | Painel de Políticas: Cidades e Florestas

04/12 | 10h (Manaus) | Painel Jovens e a Utopia sobre o Futuro