Fundação Amazonas Sustentável é a primeira ONG ambientalista do Brasil a lançar um relato integrado : FAS Amazonas
17/08/2020
Notícias

Fundação Amazonas Sustentável é a primeira ONG ambientalista do Brasil a lançar um relato integrado


Entidade dá mais um passo na profissionalização de sua gestão, mostrando com mais clareza e transparência sua atuação em prol da população da Amazônia

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), organização não governamental sem fins lucrativos, deu mais um passo na profissionalização de sua gestão com o lançamento do Relato Integrado, uma nova forma de apresentação de relatórios corporativos. A fundação é a primeira ONG brasileira ambientalista a produzir esse tipo de relatório, que leva a organização a pensar de forma integrada e está baseado em processos de controle e gestão.

“O relato integrado permite uma apresentação mais profunda do que um relatório de atividades tradicional, do ponto de vista de conteúdo. Ao mesmo tempo, traz mais informações em relação às demonstrações financeiras, de uma maneira mais amigável ao leitor não especializado em contabilidade”, afirma Virgilio Viana, superintendente geral da FAS.

Essa nova abordagem para o processo de relatar foi desenvolvida pelo International Integrated Reporting Council (IIRC), uma aliança internacional de empresas, reguladores, investidores, organismos de normatização, entidades contábeis, ONGs e academia. “Esta coalizão, como um todo, compartilha a visão de que comunicar a geração de valor deverá ser o próximo passo evolutivo para relatos corporativos”, afirma Viana.

De acordo com Luiz Villares, superintendente Administrativo e Financeiro da FAS, “o relato integrado tem uma série de normas que temos de obedecer. Quando informamos as atividades da fundação, elas estão dentro de um conceito que tem que ser obedecido. Com o relato, estamos prestando um serviço à sociedade de trazer informações que podem ser comparadas com outras organizações. É mais um passo da FAS para passar todas as suas informações, com a maior transparência disponível, ao seu público.”

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) foi criada em 8 de fevereiro de 2008 com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Para isso, adota como estratégias a atuação nas escalas global, amazônica e local, implementando agendas relacionadas aos eixos temáticos estratégicos: saúde, educação e cidadania, empoderamento, geração de renda, infraestrutura comunitária, conservação ambiental, gestão e transparência, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Todos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Confira o relato nesse link.