Instituições realizam debates virtuais para fortalecer ações da “Aliança Covid-Amazonas” - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Instituições realizam debates virtuais para fortalecer ações da “Aliança Covid-Amazonas”

Instituições realizam debates virtuais para fortalecer ações da “Aliança Covid-Amazonas”
junho 16, 2020 FAS

Instituições realizam debates virtuais para fortalecer ações da “Aliança Covid-Amazonas”

16/06/2020

Parceria entre Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Movimento Fridays For Future Brasil e Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) vai fortalecer as doações para a Aliança Covid-Amazonas

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realizará um webinar e uma live, através do Facebook e Youtube, nesta quarta-feira, dia 17, com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações da “Aliança dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras do Amazonas para o Enfrentamento do Coronavírus”, que tem o apoio de 73 instituições e está realizando diversas doações e atividades no interior do Estado, e em alguns bairros carentes de Manaus.

A programação começa à tarde, às 15h (Manaus), com transmissão via Facebook (/fasamazonas) do webinar “Segurança Alimentar na Amazônia” que terá a participação dos representantes do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP), Daniel Balaban; do movimento CSA Manaus/Brasil, Ariel Molina; da Onisafra, Macaulay Souza; da Rede Maniva, Renata Geraldo; e com mediação do superintendente geral da FAS, Virgilio Viana. Terá o objetivo de discutir as perspectivas para garantir a segurança alimentar em comunidades remotas do Amazonas e apresentar alternativas, e soluções efetivas e sustentáveis, levando em consideração os saberes caboclos dos povos tradicionais.

Já às 19h (Manaus) inicia a Live “Saúde e Empreendedorismo em Tempos de Covid-19”, com transmissão pelo canal no Youtube da FAS (/tvfasamazonas) e será conduzida por um time totalmente feminino. São elas, a representante do movimento Fridays For Future Brasil, Amália Garcez; a coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis da FAS, Paula Gabriel; a liderança jovem Saterê Mawe e estudante de Biologia, Samela Saterê Mawê; e  a Técnica em enfermagem do povo Witoto, Vanda Ortega.

A live é uma parceria da FAS com o movimento Fridays For Future Brasil em prol da campanha SOS Amazônia (www.sosamazonia.fund/), com o intuito de ajudar comunidades indígenas do território amazônico no combate à Covid-19. A campanha começou no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e já recebeu o apoio de 1.113 pessoas e mais de R$ 197 mil em doações.

“Durante a live será abordado como está a situação dos povos indígenas de Manaus e do interior do Amazonas, e como será a execução do dinheiro que está sendo captado na campanha e vai ser gerenciando pela Aliança Covid-Amazonas”, pontua Paula Gabriel, uma das participantes do evento online.

Sobre a Aliança

Entre as atividades da Aliança Covid-Amazonas, é destaque as ações que estão sendo realizadas, desde a semana passada, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, com a doação de materiais informativos, insumos básicos (cestas, produtos de higiene e máscaras), materiais para agentes de saúde comunitário (oxímetro, termômetro, medidor de glicose e outros), além de consultas por meio da telessaúde e outras atividades.Mais de 40 comunidades serão beneficiadas com essa missão da Aliança Covid-Amazonas, que terminará na próxima quinta-feira, dia 18.

Além da FAS, também participam da ação as secretarias de Estado do Meio Ambiente, da Saúde, de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Prefeitura de Novo Aripuanã, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), Fiocruz, Fundação Avina, Instituto Coca-Cola Brasil, Agentes Comunitários de Saúde do Rio Negro (ACS – Rio Negro), Marriott, Arapyaú e Amarmjuma.