16/07/2020
Outros

Jirau da Amazônia registra marca junto ao INPI

Registro garante proteção comercial e jurídica da marca contra a pirataria e uso indevido por parte de terceiros

      O Jirau da Amazônia, projeto lançado em junho de 2019 que por meio de seus produtos leva histórias incríveis de artesãos da floresta para todo Brasil, passou a ter o registro de sua marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). A marca Jirau da Amazônia é mais um “case” de sucesso dos projetos de  Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com  B2W Digital, empresa detentora da Americanas.com.

    O registro é resultado do trabalho de construção de credibilidade, reputação e posicionamento da marca Jirau da Amazônia.  É uma conquista que vai assegurar o direito de utilização e exclusividade da marca para os 231 artesãos amazônidas, que vivem em 22 comunidades onde a FAS atua. Isso significa para os artesãos a garantia de proteção comercial e jurídica da marca contra a pirataria e uso indevido por parte de terceiros. 

    Para o coordenador de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da FAS, Wildney Mourão, os beneficiados com titularidade da marca são os artesãos ribeirinhos que terão mais crescimento do valor agregado em seus trabalhos e  irão estar protegidos contra possíveis plágios.

    “Hoje a marca Jirau da Amazônia consegue proteger e atender os 231 artesãos, empreendedores e produtores que trabalham nas cadeias que a FAS apoia. Todos eles também serão contemplados com tal conquista, a medida que formos lançar um produto no mercado com o selo Jirau da Amazônia. Isso fortalecerá e irá valorar as técnicas tradicionais e cultura que estão na identidade dos produtos amazônicos feitos por amazônidas”, explica Wildney. 

    Os próximos passos, após o registro no Inpi, incluem a construção do selo Jirau da Amazônia que possibilitará abranger mais produtos para serem apoiados pela marca e a franquia social. Isso vai permitirá replicar o projeto em outras comunidades ribeirinhas, atender mais artesãos que queiram integrar o Jirau da Amazônia e, assim, gerar renda por meio do artesanato da Amazônia.

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não-governamental sem fins lucrativos que tem por missão promover ações de conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria de qualidade de vida de populações ribeirinhas e indígenas moradoras de 16 Unidades de Conservação (UC) no Amazonas.