Jovens da Pan-Amazônia lançam vídeo para engajamento em prol dos ODS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Jovens da Pan-Amazônia lançam vídeo para engajamento em prol dos ODS

Jovens da Pan-Amazônia lançam vídeo para engajamento em prol dos ODS
outubro 1, 2020 FAS

Jovens da Pan-Amazônia lançam vídeo para engajamento em prol dos ODS

Coordenada pela SDSN Jovem Amazônia, a iniciativa traz perspectivas sobre o que os jovens desejam para a região amazônica e para o mundo em 2030

01/10/2020
Pessoas reunidas em sala de aula na floresta.

Com objetivo de destacar o papel da movimentação jovem na concretização das transformações necessárias para a construção de um futuro sustentável, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Jovem da Amazônia (SDSN Jovem Amazônia), em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), reuniu jovens lideranças amazônicas para compartilhar suas perspectivas e desejos para o futuro da região e do planeta, no vídeo “Juntos Somos Melhores”, lançado nesta semana.  

Ao todo, 20 representantes de iniciativas de impacto socioambiental participam da campanha, que traz respostas para uma pergunta desafiadora: “Que mundo você quer para 2030?”. 

Faltando pouco menos de 10 anos para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – um plano de ação para promover o desenvolvimento sustentável no mundo – o vídeo visa estimular o engajamento dos jovens na busca de soluções para as ameaças globais enfrentadas atualmente, tais como a pandemia da Covid-19 e as mudanças climáticas, conforme explica o coordenador da SDSN Jovem Amazônia, Sidney Fernandes.

“Em 2015, as lideranças mundiais criaram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que nós podemos usar para criar um futuro sustentável até 2030. Nós temos apenas mais dez anos para alcançá-los. Dez curtos anos para mudar completamente como vivemos, lideramos nossos países e interagimos com a natureza”, afirma, ressaltando ainda que a juventude compartilha a responsabilidade de guiar a recuperação pós-pandemia. 

No vídeo, os jovens apontam para um futuro com mais igualdade, respeito aos povos indígenas e tradicionais, desenvolvimento econômico pautado na sustentabilidade, utilização de matrizes energéticas renováveis e combate às mudanças climáticas, inclusão da juventude em espaços de participação e tomada de decisão, valorização das cadeias produtivas e agricultores amazônicos e uma convivência harmoniosa do homem com a natureza, entre outras temáticas. 

A iniciativa tem apoio da SDSN Bolívia, SDSN Andes, Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), AIESEC em Manaus, Ame o Tucunduba, Bloco Florestal, Centro de Desarrollo Humano y Empleabilidad, Ciência na Rua, CISV Brasil, Engajamundo, Fridays For Future Brasil, Global Shapers Manaus, Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Manaus, Hivos, Igarapés Limpos, Instituto Ágape, Instituto Mana, Instituto Tchibum, Jovens Políticos pelo Clima, Jóvenes Peruanos Frente al Cambio Climático, Litro de Luz Brasil, Pedala Manaus, Somos Filhos da Floresta, Todos Amazônia, Universitario por los ODS, Vírgulas Cardeais e Youth Climate Leaders.

Confira:

Sobre a SDSN Jovem

A SDSN Amazônia é uma rede que visa integrar os países da Bacia Amazônica, mobilizando universidades, organizações não governamentais, centros de pesquisa, instituições governamentais e privadas, organizações multilaterais e sociedade civil para promover a resolução prática de problemas para o desenvolvimento sustentável da região. A iniciativa faz parte da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (UNSDSN) e tem a secretaria executiva realizada pela FAS.

A SDSN Jovem Amazônia é a divisão voltada para pessoas de até 30 anos, que busca envolver jovens da região na Agenda 2030, tendo como objetivos: educar os jovens sobre os ODS e conduzi-los no caminho dos ODS; conectar jovens no mundo inteiro para trocar ideias, compartilhar experiências e colaborar para alcançar os ODS; e apoiar jovens na criação e replicação de soluções inovadoras para os ODS.

Jovens interessados em fazer parte da iniciativa podem preencher o formulário de voluntariado disponível no link