Mais de 200 mudas de árvores frutíferas são plantadas em ação da Virada Sustentável Manaus no Parque das Tribos - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Mais de 200 mudas de árvores frutíferas são plantadas em ação da Virada Sustentável Manaus no Parque das Tribos

Mais de 200 mudas de árvores frutíferas são plantadas em ação da Virada Sustentável Manaus no Parque das Tribos
novembro 9, 2020 FAS

Mais de 200 mudas de árvores frutíferas são plantadas em ação da Virada Sustentável Manaus no Parque das Tribos

09/11/2020
Equipe da Virada Sustentável Manaus realizando atividade, com o apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

A comunidade indígena Parque das Tribos, situada no Tarumã, Zona Oeste da cidade, foi o cenário escolhido para o início das ações da sexta edição da Virada Sustentável Manaus, festival de mobilização para a sustentabilidade correalizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS).  Mais de 200 mudas de árvores frutíferas foram plantadas, neste sábado, dia 7, e distribuídas na comunidade.

Neste ano, as ações da Virada Sustentável não podem ter participação do público em geral, como tradicionalmente acontece no festival. Para evitar aglomerações e seguindo os protocolos de segurança, e prevenção contra o coronavírus, participaram apenas alguns voluntários do Conselho Criativo da Virada e da empresa DHL Global Forwarding Brasil, responsável por articular a doação das mudas.

A coordenadora da Virada Sustentável Manaus e responsável pelo Programa Cidades Sustentáveis da FAS, Paula Gabriel, destacou a importância da ação. “Precisamos nos reconectar com a natureza, sair do asfalto, lembrar como é colher fruta no pé. Aqui é um lugar bem emblemático, já foi muito desmatado e tem uma resistência indígena, achamos que seria o local ideal”, disse Paula.

Todas as medidas de segurança e prevenção à Covid-19 foram adotadas para preservar a saúde dos participantes. “Intervenções como essa deixarão pequenos legados para a cidade. Por meio das nossas redes sociais (@viradasustentavelmanaus) esperamos que as pessoas de Manaus e do Brasil possam acompanhar um pouquinho do movimento que a Virada Sustentável está fazendo neste ano”, destacou Paula.

Plantio

O plantio de mudas no Parque das Tribos aconteceu no campo de futebol da comunidade, visando a restauração ecológica da área degradada e a conservação de uma nascente de rio que existe no local. A comunidade indígena, habitada por mais de 700 famílias de 35 etnias, é uma das localidades onde a FAS vem atuando através de projetos de mobilização social e sustentabilidade urbana, buscando a melhoria da qualidade de vida da população.

A voluntária e ativista ambiental, Samela Sateré Mawé, ressaltou que a mobilização é, acima de tudo, uma ação de sobrevivência. “Em várias partes da cidade estamos perdendo nossa biodiversidade. Essas mudas vão ser árvores frutíferas ou árvores que a gente utiliza na nossa medicina tradicional, então é uma questão de reviver nossa ancestralidade. Usamos essas mudas tanto para comer, quanto para fazer remédios naturais”, pontou ela que é da etnia Sateré Mawé e também atua nas ações indigenistas da FAS.

“Estamos apenas devolvendo para a natureza, é quase uma espécie de resgate do que foi desmatado”, acrescentou a ativista social e uma das mobilizadoras da Virada Sustentável em Manaus, Giselle Mascarenhas.

Doação

A equipe da Virada Sustentável também doou mudas para a comunidade, em frente à Igreja São Gabriel Arcanjo, onde estão sendo realizados testes sorológicos para diagnóstico da Covid-19.  “A Virada está acontecendo aqui na comunidade e isso é muito importante para nós. Além de fortalecer toda nossa luta pelo território e fortalece também o movimento indígena na região”, comentou a técnica de enfermagem e ativista indígena da etnia Witota, Vanda Ortega, que reside no Parque das Tribos.

Novo formato 

Neste ano, em decorrência da pandemia do coronavírus, a Virada Sustentável Manaus ocorrerá pela primeira vez em formato online, com transmissão de apresentações de artistas regionais, contação de histórias, talks sobre temas diversos, oficinas, sessões de yoga e entonação de mantras, entre outras atividades, por meio do Instagram @viradasustentavelmanaus e do canal “Virada Sustentável” no YouTube. O festival também terá intervenções visuais em alguns pontos da cidade, sem público.