Manejo de cacau na RDS Rio Madeira é tema de oficina - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Manejo de cacau na RDS Rio Madeira é tema de oficina

Manejo de cacau na RDS Rio Madeira é tema de oficina
março 26, 2012 FAS

Manejo de cacau na RDS Rio Madeira é tema de oficina

26/03/2012

Otimizar a produção de cacau no interior do Estado foi o principal objetivo do 1° Curso de Implantação de Sistemas Agroflorestais com o Cacau, realizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). O evento foi realizado entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março, contando com a participação de membros de 16 comunidades diferentes da reserva, que puderam conhecer e trocar experiências sobre o manejo de cacau na calha do Madeira.

O curso apresentou técnicas para o manejo de cacau desde sua colheita até sua destinação comercial, com o objetivo de aperfeiçoar todas as etapas de produção do fruto.

Somente em 2012, a produção de cacau estimada na região deve atingir o nUmero de 70 toneladas. Hoje, existem 200 produtores , distribuídos de 19 comunidades, que contam com uma alta perspectiva de exportação. Atualmente, a produção cacaueira no Estado ultrapassa o nUmero de 10 mil hectares, possibilitando de cerca de 4.200 toneladas do fruto.

O presidente da Associação de Moradores da RDS Rio Madeira â?? APRAMAD, Marcos Paulo Lima Barros, enfatiza importância do treinamento. “Foi um treinamento muito importante. Temos uma grande produção, mas que precisa ser corretamente manejada para atrair um maior pUblico consumidor”, comenta.

O superintendente técnico-científico da FAS, João Tezza, enaltece a participação comunitária na busca pelo avanço de conhecimento sobre o manejo de cacau. “Esse curso está olhando para tudo, desde a qualidade da amêndoa até a engenharia comercial. O cacau é um mercado crescente, e a excelência do produto é decisiva nesse processo de comercialização.”

Virgílio Viana e Valdenor Cardoso

O prof. Virgílio Viana e o gerente regional da Ceplac-AM, Valdenor Cardoso (FAS)