Parceria entre FAS e Ramo Sistemas Digitais resulta na melhoria da gestão de empreendimento comunitário - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Parceria entre FAS e Ramo Sistemas Digitais resulta na melhoria da gestão de empreendimento comunitário

Parceria entre FAS e Ramo Sistemas Digitais resulta na melhoria da gestão de empreendimento comunitário
junho 1, 2020 FAS

Parceria entre FAS e Ramo Sistemas Digitais resulta na melhoria da gestão de empreendimento comunitário

01/06/2020

Sistema de gerenciamento de pequenos negócios foi implantado na Empresa de Base Comunitária do município de Carauari, que tem assessoria da Fundação Amazonas Sustentável (FAS)

A produção ribeirinha sustentável já é uma realidade e tem trazido muitos benefícios para as comunidades do interior do Amazonas. Um exemplo é a Empresa de Base Comunitária (EBC) da comunidade Bauana, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari, que fica no município de Carauari.
O negócio é liderado por jovens ribeirinhos empreendedores que, com uma ideia na cabeça e um sonho no coração, produzem óleos vegetais no interior. A iniciativa já comercializa para grandes empresas como a Natura e beneficia mais de 32 comunidades. “Menino dos óleos” é um dos empreendimentos incubados na FAS e extraem o óleo de andiroba famoso por seu poderoso ativo natural anti-inflamatório.
Para profissionalizar a gestão, a FAS firmou uma parceria, em 2019, com a Ramos Sistemas Digitais para implantação do SAP Business One na EBC Bauana. O software permite o gerenciamento de negócios e foi criado exclusivamente para pequenas e médias empresas, permitindo a automatização de funções administrativas básicas.
“Antes da implantação do sistema, a EBC Bauana registrava suas informações no caderno ou no excel. Após a implantação do sistema, os empreendedores conseguem visualizar, em um único ambiente digital de gestão, o conjunto de informações do empreendimento”, disse Wildney Mourão, coordenador de Empreendedorismo e Negócios Sustentável da FAS.
Em 2020, a EBC Bauana já produziu mais de três toneladas de óleo de andiroba, quantidade igual a produção total do ano de 2019. A meta este ano é produzir e vender cerca de dez toneladas de óleo de andiroba e cinco toneladas de manteiga de murumuru processado. “A prova de que os conhecimentos tradicionais associados com tecnologia podem ir muito mais longe”, afirmou Wildney.

Texto/Imagem: Debora Holanda