Pesquisa é levada até RDS Juma no interior do Amazonas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Pesquisa é levada até RDS Juma no interior do Amazonas

Pesquisa é levada até RDS Juma no interior do Amazonas
fevereiro 3, 2010 FAS

Pesquisa é levada até RDS Juma no interior do Amazonas

03/02/2010

Com objetivo de desenvolver projetos científicos e tecnológicos em uma unidade de conservação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), numa iniciativa pioneira, promove, no primeiro semestre de 2010, a edição especial do Programa Ciência na Escola na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma (PCE RDS JUMA), localizada no município de Novo Aripuanã, a 227 km de Manaus em linha reta.O Programa é voltado para professores e estudantes do ensino fundamental, ensino médio ou da educação profissional e de jovens e adultos da Escola Estadual J. W. Marriott Jr, residentes na comunidade Boa Frente, interessados em desenvolver projetos de pesquisa, além de facilitar o acesso às informações e o envolvimento dos professores da rede pública de ensino com o sistema de ciência e tecnologia do Amazonas.

Localização Reserva do Juma

Veja localização da Reserva do Juma no Mapa do Amazonas

Nesta terça-feira (02/02) uma equipe da FAPEAM viajou até a Reserva para explicar detalhes técnicos do edital e oferecer aos professores interessados uma série de oficinas sobre elaboração de projetos, que devem ser submetidos até o próximo dia 10 deste mês.“Nesta primeira edição, os professores têm várias dúvidas relacionadas à execução dos trabalhos. Com as oficinas, eles poderão sanar os questionamentos na prática e fechar suas propostas”, esclareceu o coordenador do Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia no Amazonas (PGCT) do PCE, Aderli Simões.

Esta edição especial do PCE RDS JUMA é realizada por meio de uma parceria entre a FAPEAM e as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) e da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

O programa prevê a concessão de três modalidades de bolsas: Apoio Técnico, com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação no desenvolvimento de atividades de natureza laboratorial, computacional ou de campo, no valor de R$ 360; Iniciação Científica Júnior (IC JR), para estimular o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação para alunos do ensino fundamental, médio ou pós-médio, no valor de R$ 120; e Bolsa de Professor Jovem Cientista (PJC/A) para estimular a participação de professorres de ensino fundamental, médio ou pós-médio ou de Programa de Educação Indígena em atividades de coordenação de projetos de pesquisa científica ou tecnológica financiado pela FAPEAM, no valor de 461.

A divulgação do resultado das propostas submetidas para o edital 013/2009 acontece até o dia 10 de fevereiro na homepage da FAPEAM. Os projetos aprovados serão implementados até março de 2010.

Leia o edital na íntegra aqui.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

Agência Fapeam