PIR promove formação com agentes de saúde em primeira infância da Floresta Estadual de Maués - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

PIR promove formação com agentes de saúde em primeira infância da Floresta Estadual de Maués

PIR promove formação com agentes de saúde em primeira infância da Floresta Estadual de Maués
agosto 26, 2016 FAS

PIR promove formação com agentes de saúde em primeira infância da Floresta Estadual de Maués

26/08/2016

Cerca de 560 crianças dos Rios Parauari e Apoquitaua, na Floresta Estadual (Florest) de Maués, serão beneficiadas com atenção integral à primeira infância, trazida pelo Programa Primeira Infância Ribeirinha (PIR). A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento infantil de crianças de zero à seis anos de idade, fortalecendo o vi?nculo entre os pais e filhos, e desenvolvendo compete?ncias dos agentes comunitários de saUde, fruto de uma parceria entre Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Samsung, Johnson & Johnson, Governo do Amazonas e Prefeitura de Maués.

O projeto realizou uma capacitação em primeira infância com os 16 Agentes Comunitários de SaUde (ACS) da reserva, entre os dias 16 e 22 de julho, na Comunidade Santo Antônio do Mucajá.  A metodologia, que teve início em 2013 na RDS do Rio Negro, consiste na capacitac?a?o dos agentes com base em um guia de visitação em desenvolvimento infantil elaborado especialmente para a realidade amazônica: são 93 visitas sistematizadas que levam informações importantes de saUde, educação e assistência social.

“O guia aborda temas como  nutrição, saUde bucal, higiene, desenvolvimento infantil e outros,  dividido em quatro etapas importantes: acolhimento, intervenção, tarefa para as famílias e conclusão. São dicas importantes para realizar uma visita de qualidade e humanizada”, explica a coordenadora do PIR, Rhamilly Amud.

Além da oficina, foi promovido um workshop de integração entre os agentes de saUde e os líderes comunitários da Florest Maués. A ideia é criar uma rede de apoio do projeto na própria reserva, formado pela propria comunidade e orientados pela  da FAS, Secretaria de Estado da SaUde (Susam) e Prefeitura de Maués.

“As atividades tem por objetivo apresentar a importância da primeira infância para os comunitários e também, como o projeto vem contribuir nessa etapa do desenvolvimento infantil. Integrar os comunitários e os agentes de saUde é parte importante do processo, pois empodera e contribuiu inclusive para o resgate da autoestima do profissional de saUde”,  explica a coordenadora do PIR, Rhamilly Karam.

O resgate da autoestima dos agentes de saUde também passou pela melhoria de condições de trabalho. Os participantes receberam, além do treinamento técnico, um kit de primeira infância , contendo camiseta, boné, caderneta da criança, balança, fita métrica, aparelho de pressão e o guia prático do agente comunitário.

Em julho deste ano, o PIR visitou as comunidades aplicando questionários, visando a formulação de uma linha de base. A ideia é estabelecer um diagnóstico, que serve de marco-zero sobre a situação atual das crianças e gestantes da reserva. O projeto ajuda a levar o Primeira Infância Amazonense (PIA), política pUblica do Governo do Estado, para mais comunidades.
“Estamos colaborando com a Política de Primeira Infância Amazonense, expandindo a politica pUblica e levando para mais um município a iniciativa, em parceria com a Susam”, enfatiza Rhamilly.

Primeira Infância Ribeirinha

O PIR visa a promoção do desenvolvimento integral da criança, desde a gestação até os seis anos de idade, por meio da integração das Políticas PUblicas desenvolvidas no âmbito da saUde, educação e assistência social do estado e dos municípios. O projeto é desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Secretaria de Estado da SaUde do Amazonas (SUSAM) e Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). A iniciativa serviu de inspiração para a criação do Primeira Infância Amazonense, política pUblica instituída pelo Governo do Amazonas.