Produção de guaraná é foco de capacitação na RDS Uatumã - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Produção de guaraná é foco de capacitação na RDS Uatumã

Produção de guaraná é foco de capacitação na RDS Uatumã
março 30, 2012 FAS

Produção de guaraná é foco de capacitação na RDS Uatumã

30/03/2012

Alunos do NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Escola Estadual Yamamay, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, tiveram a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas para na produção de guaraná.

Eles participaram de capacitação e implementação de uma Unidade Demonstrativa para o manejo do fruto, uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em que aprenderam práticas de tratos culturais e manejo do guaranazeiro na Unidade Demonstrativa de Guaraná Orgânico, instalada na comunidade do Livramento, dentro da reserva.

A capacitação foi fruto de parceria entre a FAS e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal e Sustentável do Amazonas (IDAM), além do Instituto Amazônia. O gestor da NCS Uatumã, Vanilson AraUjo, enfatiza a importância da formação dos primeiros alunos, que poderão atuar como multiplicadores por toda a RDS.

“A meta é que esses alunos possam levar os conhecimentos adquiridos na prática para todas as comunidades da reserva”, comenta.

A intenção do projeto é ampliar o nUmero de unidades demonstrativas, estruturas-modelo que possam favorecer a produção de outros insumos.

“As aulas técnicas e práticas dos alunos do NUcleo terão como ponto de partida as futuras Unidades Demonstrativas, que ajudarão a produzir hortaliças, aves, mudas de árvores e incentivarão a marcenaria na área do NUcleo, na Comunidade de São Francisco do Caribí”, finaliza.