Produção sustentável de melancia tem safra de 50 toneladas na RDS Uatumã - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Produção sustentável de melancia tem safra de 50 toneladas na RDS Uatumã

Produção sustentável de melancia tem safra de 50 toneladas na RDS Uatumã
agosto 13, 2018 FAS

Produção sustentável de melancia tem safra de 50 toneladas na RDS Uatumã

13/08/2018

*publicado no Jornal Em Tempo, em 12 de agosto

A produção de melancia vem trazendo uma nova perspectiva para famílias do Rio Uatumã, zona rural de Itapiranga-AM (339 km de Manaus). Com pequenos investimentos definidos de forma participativa, os ribeirinhos da comunidade Bela Vista celebram a produção de 50 toneladas na safra de 2018, que além do auto abastecimento, tiveram como destino o abastecimento de Presidente Figueiredo e Manaus.
A comunidade recebe incentivos do Programa de Geração de Renda da Fundação Amazonas Sustentável, que incentiva de forma participativa projetos que mantenham a floresta em pé. Por meio de decisão de comunitários em oficinas participativas, com apoio do Fundo Amazônia/BNDES, foram construídos em 2017 um sistema de captação de água e irrigação para os roçados, que tiveram o reforço de oficinas de boas práticas para o plantio de melancia. A ideia é estimular a produção sustentável como alternativa para o desmatamento ilegal.
“A ideia é engajar a comunidade em projetos que eles já fazem cotidianamente. A comunidade Bela Vista possui o diferencial, dentro da RDS do Uatumã, de ter solo fértil para a produção de safras como a da melancia. O sistema de irrigação implantado na região possibilita a profissionalização do processo que os comunitários já executavam e impacta diretamente em geração de renda para as famílias produtoras”, afirma o assistente de mobilização da RDS do Uatumã, Alexandre Bastos.
O faturamento com a melancia girou em torno de 26 mil reais, que serão revertidos no desenvolvimento das próprias famílias e no contínuo aperfeiçoamento da cadeia produtiva. João Paulo, morador da comunidade Bela Vista, conta como o sistema ajudou a melhorar a atividade.
“O apoio tem ajudado a gente, porque antes não tinha motor-bomba de água, nem nada, então a irrigação era com a água da chuva, e a produção ficava mais longa e menor. O motor também ajuda nas nossas próprias casas, todos saem ganhando”, explica.
Segundo a gerente do PBF, Valcleia Solidade, investir em um processo produtivo de curta escala como a cadeia da melancia é uma forma de permitir que exista maior variedade na geração de renda e, também, promover melhoria de qualidade de vida comunitária.
“Tal produção é um dos exemplos do trabalho que a FAS, desenvolve nas Unidades de Conservação (UC) do estado do Amazonas para o desenvolvimento da agricultura familiar. A RDS do Uatumã é uma região que, naturalmente, gera renda comunitária através do turismo e a melancia entra como alternativa para complementação da subsistência dos povos tradicionais da região.”
A FAS, através do PBF, atua na RDS do Uatumã desde 2010 e há três anos auxilia a produção da safra de melancia na região.

Programa de Geração de Renda

O incentivo para a produção de melancia na RDS Uatumã é uma atividade abarcada pelo Programa de Geração de Renda, uma iniciativa pioneira que tem por objetivo recompensar e melhorar a qualidade de vida das populações ribeirinhas do Amazonas, responsáveis pela manutenção dos serviços ambientais prestados pela floresta. O programa é implementado em 16 Unidades de Conservação (UC) estaduais de uso sustentável criadas no Amazonas.