O programa
e seus componentes

Promover o direito à educação, saúde e cidadania em comunidades ribeirinhas é um dos objetivos estratégicos da FAS para o alcance do desenvolvimento sustentável na Amazônia. Por isso, desde 2012 a Fundação estabeleceu o Programa Educação, Saúde e Cidadania (PES), que implementa um conjunto de projetos e iniciativas para promover o acesso à educação relevante, aos direitos, à arte e cultura, à formação profissionalizante e atenção básica de saúde nas Unidades de Conservação onde atua.

O programa tem como parceiros instituidores e mantenedores a Samsung Brasil e o Bradesco, e conta também com o apoio de diversas empresas privadas e instituições governamentais e não-governamentais, além de organismos internacionais. Os projetos e ações do PES estão voltadas ao desenvolvimento de soluções e políticas públicas direcionadas à atenção integral da primeira infância da criança ribeirinha, à mobilização para o acesso a direitos de adolescentes e jovens, a educação básica, complementar e profissionalizante em áreas remotas e ao desenvolvimento de modelos de saúde voltados para a realidade amazônica, alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Jovens Empreendedores

Despertar nos jovens da floresta o protagonismo com visão empreendedora para transformar sua realidade e superar os desafios é o principal objeto do projeto Jovens Empreendedores na Floresta. As oficinas/cursos …

Saiba Mais +

Educação Ambiental

A agenda de educação ambiental da FAS proporciona o envolvimento das comunidades ribeirinhas em prol da educação para o desenvolvimento sustentável, com o enfoque holístico em temáticas estratégicas em aderência …

Saiba Mais +

Projeto Amazonas Sustentável

O projeto “Amazonas Sustentável” é uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Petróleo Brasileiros S.A (Petrobras), com o objetivo de promover a conservação ambiental, contribuir para …

Saiba Mais +

Escola D’água

O Projeto Escola D’água trabalha junto com comunidades ribeirinhas para promover práticas saudáveis de cuidado com a água, acesso à água segura e estruturas de saneamento adequadas. Integra o programa …

Saiba Mais +

Intercâmbio de Saberes

Uma iniciativa voltada ao fortalecimento do protagonismo juvenil, o Intercâmbio de Saberes busca promover a mobilização e o empoderamento dos jovens moradores de Unidades de Conservação (UC), à luz dos …

Saiba Mais +

Arte-Educação para Incentivar a Leitura e Escrita

O Projeto de Incentivo à Leitura, Escrita e Oratória (Incenturita) promove a leitura e contribui, por meio de arte e educação, para o domínio da oratória e escrita de mais …

Saiba Mais +

Primeira Infância Ribeirinha

A fase da vida de 0 a 6 anos, chamada de primeira infância, é de extrema importância para a formação das estruturas física e psíquica de um ser humano. Mais …

Saiba Mais +

Desenvolvimento Integral Crianças e Adolescentes Ribeirinhas (DICARA)

O Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinha da Amazônia – DICARA, é um subprograma do Programa de Educação, Saúde e Cidadania – PES da Fundação Amazonas Sustentável …

Saiba Mais +

Núcleos de Conservação e Sustentabilidade

9 Núcleos de Conservação e Sustentabilidade A FAS iniciou em 2010 a construção de Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS’s), localizados em comunidades de Unidades de Conservação onde atua. Os …

Saiba Mais +

Práticas Agroecológicas

O projeto Práticas Agroecológicas tem como objetivo ensinar e incentivar o plantio de hortaliças, plantas medicinais, plantas ornamentais e a criação de peixes e aves nos 09 Núcleos de Conservação …

Saiba Mais +

Repórteres da Floresta

O Projeto Repórteres da Floresta tem por objetivo levar a perspectiva dos jovens da floresta para o mundo, por meio de práticas de educomunicação. Criado em 2014, a ação é …

Saiba Mais +

Conheça um dos nossos Núcleos

Espaços para à educação profissionalizante e complementar em áreas remotas

Escola; Alojamento escolar; Casa do professor; Base para colaboradores