O Programa de Educação para a Sustentabilidade (PES) implementa, desde 2012, um conjunto de projetos que visam oferecer modelos educacionais replicáveis que promovam uma educação relevante, contextualizada e inovadora visando a formação integral de pessoas que possam ser protagonistas do desenvolvimento social, econômico e ambiental da Amazônia.
A atuação do PES está estruturada em três eixos: educação relevante, cidadania e políticas públicas. Na primeira, a proposta entende a floresta como uma grande sala de aula, na cidadania, um olhar com ações e atitudes que promovam a equidade, a justiça, o respeito, a ética e liberdade das pessoas que vivem na floresta. Por último, o eixo de políticas públicas para estabelecer parcerias que possibilitem a elaboração de estratégias que promovam o desenvolvimento das comunidades.
EM NÚMEROS (2023)
47
———–
Oficinas, projetos e eventos
realizados em 2023
8.647
———–
Pessoas impactadas por ações de educação na Amazônia
510
———–
Professores capacitados em ações educativas e temáticas ambientais
09
———–
Núcleos de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds)
MISSÃO
Oferecer modelos educacionais replicáveis que promovam uma educação relevante, contextualizada e inovadora visando a formação integral de pessoas que possam ser protagonistas do desenvolvimento social, econômico e ambiental da Amazônia.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
FORMAL
Escolas FAS, ensino fundamental, médio e médio, ensino superior, cursos profissionalizantes.
VOCACIONAL
Educação ambiental, empreendedora e vivencial.
INFRAESTRUTURA
Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Solar Community Hub.