Projeto proporciona sistema de energia renovável em comunidades ribeirinhas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Projeto proporciona sistema de energia renovável em comunidades ribeirinhas

Projeto proporciona sistema de energia renovável em comunidades ribeirinhas
dezembro 3, 2020 FAS

Projeto proporciona sistema de energia renovável em comunidades ribeirinhas

A iniciativa prevê a melhoria da qualidade de vida de comunitários através do acesso à energia elétrica.

03/12/2020
Representante da Unicoba e equipe da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), visitando a comunidade Santa Helena do Inglês, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, no Amazonas.

No mês de novembro, a equipe da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e os representantes da Unicoba, empresa do ramo de energia, visitaram a comunidade Santa Helena do Inglês, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, para dar inicio ao processo de desenvolvimento de um sistema solar fotovoltaico na comunidade.

O projeto “Sempre Luz”, iniciativa desenvolvida pela FAS com a Unicoba, começou a ser planejado em março deste ano, mas por conta da pandemia do novo coronavírus teve sua implementação postergada.

A iniciativa visa desenvolver um sistema de energia solar para melhorar e aumentar a capacidade e qualidade de vida dos moradores da comunidade. “É muito importante a energia renovável fazer parte da vida dos ribeirinhos e povos indígenas da Amazônia, pois ela traz dignidade, cultura, geração de renda, educação e saúde”, explicou Victor Salviati, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional da FAS.

A comunidade atualmente possui cerca de 30 casas, escola, centro social e uma pousada comunitária que serão beneficiadas pelo desenvolvimento do sistema de geração de energia elétrica. “Esse projeto é muito importante para a comunidade, pois vai trazer melhoria na nossa qualidade de vida, na educação e na saúde. A comunidade vai poder ter acesso à água, energia na escola e na pousada comunitária, além de novas opções de lazer”, pontuou Nelson Brito, presidente da Comunidade Santa Helena do Inglês.

Para Ronaldo Gerdes, vice-presidente de operações da Unicoba, o projeto é importante e representa um momento de transformação na empresa, onde deixam de vender apenas produtos e começam a vender soluções. “Esse é um piloto, onde vamos poder testar algumas soluções e com isso trazer benefícios para a comunidade e em breve, esperamos implementar em novas comunidades”.

O projeto já está em andamento e tem como meta implantar o protótipo do sistema solar fotovoltaico até março de 2021 na comunidade.

A Fundação Amazônia Sustentável é uma organização da sociedade civil, fundada em 2008, com a missão de contribuir para a conservação ambiental da Amazônia através da valorização da floresta em pé e sua biodiversidade, e da melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas. A Unicoba foi fundada em 1973 e desenvolve soluções de armazenamento de energia e eficiência energética em iluminação LED. Com extensa experiência em fabricação de eletrônicos, tem presença em mais de 85% das maiores empresas do Brasil.