Quinta edição da Virada Sustentável é lançada nesta quinta-feira (6) em Manaus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Quinta edição da Virada Sustentável é lançada nesta quinta-feira (6) em Manaus

Quinta edição da Virada Sustentável é lançada nesta quinta-feira (6) em Manaus
junho 5, 2019 FAS

Quinta edição da Virada Sustentável é lançada nesta quinta-feira (6) em Manaus

05/06/2019

A Virada Sustentável acontece no próximo mês de julho com uma série de atividades gratuitas como oficinas, exposições, shows, intervenções artísticas, entre outras. O lançamento da programação faz parte da Semana de Meio Ambiente da FAS

Com objetivo de divulgar as novidades da quinta edição da Virada Sustentável Manaus, será lançado nesta quinta-feira (6) uma prévia da programação oficial do evento, a partir das 10h, no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, na rua Perimetral, bairro Parque 10, em frente à rotatória Bola do Mindu. A Virada Sustentável acontece no mês de julho, nos dias 26, 27 e 28, em mais de 20 pontos de Manaus. O lançamento da programação faz parte da Semana de Meio Ambiente da FAS.

Considerada a maior mobilização do gênero na América Latina, a Virada Sustentável tem o objetivo de estimular uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas. Segundo a coordenadora da iniciativa, Paula Gabriel, o lançamento é um momento de celebração que marca o início da contagem regressiva para o festival. O lançamento terá a presença de coordenadores, parceiros e representantes de mais de 40 organizações da sociedade civil que integram o Conselho Criativo da Virada Sustentável Manaus.

“É uma maneira especial de mostrar um pouco do que será realizado e como as pessoas podem participar desta grande mobilização em prol de uma cidade melhor. Como um gesto simbólico, escolhemos a Semana do Meio Ambiente para promover o lançamento, que sempre acontece no Parque do Mindu, um fragmento de floresta preservado em plena área urbana”, afirmou Paula Gabriel.

Neste ano, a Virada Sustentável ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de julho, em mais de 20 pontos da capital amazonense. A população poderá participar gratuitamente de uma série de atividades que buscam valorizar a cultura da sustentabilidade, tais como oficinas, exposições, shows, intervenções artísticas, entre outras.

Durante o lançamento, nesta quinta (6), será divulgada uma prévia da programação e os espaços escolhidos para receber as ações. “Nesta edição, que marca o aniversário de cinco anos da Virada em Manaus, teremos muitas iniciativas incríveis e de grande impacto. Além disso, levaremos as atividades do festival para novos lugares da cidade, que necessitam de ações deste gênero. O objetivo é aproximar a Virada Sustentável da população e alcançar ainda mais pessoas”, antecipou Paula.

Seleção de projetos

Interessados em fazer parte da mobilização ainda podem se inscrever até o dia 10 de junho com projetos de cunho artístico, cultural, esportivo, educativo, social e ambiental. O edital está disponível no site www.viradasustentavel.org.br/manaus e é aberto a artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que desenvolvam iniciativas relacionadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Alguns exemplos são igualdade de gênero, saúde e bem-estar, consumo e produção responsáveis, educação de qualidade, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e erradicação da pobreza.

O festival

A quinta edição da Virada Sustentável Manaus, via Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Uber, Bemol e CMPC, copatrocínio da Liberty Seguros e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, possui colaboração da Whirlpool, Votorantim, World Animal Protection, Grupo Martins/IAMAR, Instituto Sabin, Local Hostel Manaus, Local Hostel Figueiredo, Agência Oto e Up Comunicação Inteligente.

É uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal.