Relatório reúne soluções inovadoras para desenvolvimento sustentável da Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Relatório reúne soluções inovadoras para desenvolvimento sustentável da Amazônia

Relatório reúne soluções inovadoras para desenvolvimento sustentável da Amazônia
outubro 30, 2020 FAS

Relatório reúne soluções inovadoras para desenvolvimento sustentável da Amazônia

Documento lançado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) traz iniciativas que concorreram ao Prêmio SDSN Amazônia 2019, voltado para a resolução de problemas socioambientais da região.

30/10/2020
Relatório do Prêmio SDSN Amazônia 2019, realizado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Mais de 20 soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável da Amazônia integram o Relatório do Prêmio SDSN Amazônia 2019, lançado neste mês pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). O documento apresenta as iniciativas que concorreram à premiação realizada anualmente pela rede, com o objetivo de reconhecer práticas bem-sucedidas para a resolução dos problemas socioambientais enfrentados na região. Para baixar o relatório, basta acessar o link: abre.ai/relatoriosdsn2019.

O prêmio foi aberto para ações implementadas por organizações da sociedade civil, universidades e institutos de pesquisa de toda a Bacia Amazônica. São projetos inovadores, tecnologias, pesquisas, modelos de negócio, mecanismos institucionais, modelos educativos, instrumentos políticos, entre outras iniciativas, que de alguma forma contribuem para acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) na região.

“O relatório é uma ferramenta gratuita e de fácil acesso, que tem o objetivo de aumentar a transparência nos processos de premiação e permitir que as pessoas possam conhecer com maior profundidade quais foram as soluções mais inovadoras para a região amazônica”, explica  a secretária executiva da SDSN Amazônia, Carolina Ramírez Méndez.

No relatório, o público tem a oportunidade saber mais sobre cada iniciativa participante, quais as problemáticas enfrentadas e os impactos alcançados. O país que mais submeteu soluções foi o Brasil, com 11 dos 21 projetos inscritos. O Equador e o Peru estiveram representados com quatro iniciativas cada um, e a Bolívia e a Colômbia tiveram uma proposta submetida. 

Iniciativa vencedora

A solução “Gastronomia com sabor a conservação”, da ONG Amazónicos por La Amazonía (AMPA), do Peru, foi a vencedora do prêmio. O projeto desenvolvido na região de San Martín conserva florestas, contribui para a sustentabilidade financeira de iniciativas de conservação e melhora a qualidade de vida das comunidades peruanas envolvidas.

Além disso, acompanha associações locais na realização e na gestão de áreas de conservação conectando a grande dispensa da Amazônia Andina com a cadeia gastronômica peruana e com cozinheiros renomados nacional e internacionalmente.

A organização vencedora foi premiada com uma viagem para Nova Iorque, nos Estados Unidos, para apresentar o projeto para stakeholders e líderes mundiais, durante o Fórum de Soluções Globais (Global Solutions Forum, GSF), encontro internacional que visa promover soluções integradas, inovadoras e transformadoras para implementar os ODS e o Acordo de Paris em escala global.

Plataforma de Soluções

O Prêmio SDSN Amazônia foi criado com o intuito de reconhecer o bom trabalho que instituições amazônicas estão realizando em toda a região, considerando os âmbitos social, econômico e ambiental. A primeira edição ocorreu em 2014, na 20ª Conferência das Partes (COP-20) em Lima, Peru.

As iniciativas de maior destaque que participaram das edições do prêmio estão disponíveis na Plataforma de Soluções Sustentáveis da rede, uma ferramenta online, georreferenciada e trilíngue (português, espanhol e inglês), lançada em 2017, para identificar e dar difusão a projetos que trabalham em sinergia com os ODS e que são desenvolvidos nos países amazônicos.

Atualmente, mais de 160 soluções na fase de implementação ou implementadas estão cadastradas na plataforma, associadas aos seus respectivos ODS. A ideia é que iniciativas com potencial de impacto transformador na Amazônia estejam ao alcance de todos. Para saber mais, basta acessar: maps.sdsn-amazonia.org.

Sobre a SDSN Amazônia

A SDSN Amazônia é uma rede que visa integrar os países da Bacia Amazônica, mobilizando universidades, organizações não governamentais, centros de pesquisa, instituições governamentais e privadas, organizações multilaterais e sociedade civil para promover a resolução prática de problemas para o desenvolvimento sustentável da região. A iniciativa faz parte da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (UNSDSN) e tem a secretaria executiva realizada pela FAS.