Troca de experiências sustentáveis entre Costa Rica e Amazonas é debatida em seminário em Manaus - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Troca de experiências sustentáveis entre Costa Rica e Amazonas é debatida em seminário em Manaus

Troca de experiências sustentáveis entre Costa Rica e Amazonas é debatida em seminário em Manaus
junho 6, 2019 FAS

Troca de experiências sustentáveis entre Costa Rica e Amazonas é debatida em seminário em Manaus

06/06/2019

Promovido pela FAS e pelo Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (CATIE) da Costa Rica, o seminário busca alternativas para o desenvolvimento rural sustentável da Amazônia Legal brasileira.

Facilitar a troca de experiências sustentáveis entre a Costa Rica e instituições governamentais e institutos de pesquisas do Amazonas é objetivo do seminário “Amazônia Legal brasileira diante dos novos desafios: alternativas de desenvolvimento”, que acontece na próxima terça-feira (11), a partir das 9h, na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (CATIE) da Costa Rica.

Os temas desenvolvimento rural sustentável, agrossilvicultura, pastagem sustentável e turismo para o desenvolvimento sustentável nortearão as atividades do seminário, que tem por finalidade refletir sobre os desafios e oportunidades da cooperação sul-sul para o desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas.

Na programação haverá uma mesa-redonda com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABio) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O seminário também conta com a presença do superintendente da FAS, Virgílio Viana, e do diretor geral do CATIE, Muhammad Ibrahim. O evento é voltado para gestores públicos e privados, para estudantes e para a comunidade científica interessada nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento sustentável, agricultura, turismo e demais áreas relacionadas. As vagas foram esgotadas e as inscrições encerradas.

Desde 2016, a FAS e o CATIE mantêm um importante relacionamento para lidar com os desafios da Amazônia no âmbito da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Rede SDSN-Amazônia). Desde então, as instituições trabalham elaborando diversos projetos na sociedade por meio de troca de experiências e conhecimento científico acerca do desenvolvimento sustentável.

A equipe do CATIE também vai conhecer projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela FAS na comunidade Tumbira, localizada na RDS Rio Negro, e um Memorando de Entendimento (MoU) deverá ser elaborado entre as instituições visando formalizar a cooperação e identificar oportunidades em conjunto para prosperar a parceria.

Sobre o CATIE

Há mais de 70 anos, o Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (CATIE) desenvolve pesquisas nos países da América Latina e Caribe, cumprindo uma importante missão por ser umas das poucas organizações especializadas em ciência e manejo de agricultura sustentável e recursos naturais do trópico com a finalidade enfrentar os desafios globais em favor do meio ambiente.

Sobre a FAS

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas no Estado do Amazonas. As principais iniciativas são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), do Programa de Educação e Saúde (PES) e o Programa de Soluções Inovadoras (PSI).

SDSN-Amazônia

A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN-Amazônia) foi lançada em 18 de março de 2014, na FAS, com o objetivo de articular uma rede regional da bacia hidrográfica da Amazônia focada em centros de conhecimento, academia, organizações da sociedade civil, instituições do setor público e privado com o propósito de acelerar o desenho e a implementação de caminhos e soluções sustentáveis para a Amazônia.