Virada Sustentável Manaus lança edital para inscrição de atividades - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virada Sustentável Manaus lança edital para inscrição de atividades

Virada Sustentável Manaus lança edital para inscrição de atividades
fevereiro 28, 2020 FAS

Virada Sustentável Manaus lança edital para inscrição de atividades

28/02/2020

Maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável Manaus 2020 está com inscrições abertas para sua sexta edição, […]

Maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável Manaus 2020 está com inscrições abertas para sua sexta edição, que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de julho. A mobilização, que em Manaus é correalizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), busca projetos de transformação e impacto social com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. O edital está disponível no site https://www.viradasustentavel.org.br/programacao/virada-sustentavel-manaus-2020/edital.

As inscrições são voltadas para artistas, organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas, universidades e qualquer pessoa que tenha interesse em realizar uma atividade dentro da programação do festival.

O conteúdo da ação deve ser relacionado a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), tais como: igualdade de gênero, saúde e bem-estar, consumo e produção responsáveis, educação de qualidade, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e erradicação da pobreza.

A proposta é que na sexta edição da Virada Sustentável Manaus mais pessoas façam parte desta grande mobilização pela sustentabilidade, conforme explica a coordenadora do festival, Paula Gabriel.

“A Virada Sustentável Manaus é um festival que engaja pessoas e organizações em busca da Manaus dos sonhos. Através de atividades inspiradoras e de diferentes temáticas, onde todos somos parte desta grande transformação positiva que queremos ver no mundo. O festival busca difundir e ampliar a informação sobre o tema, utilizando arte e atividades lúdicas como ferramentas, inspirando as pessoas para uma ‘virada’ de consciência”, afirma.

Entre os exemplos de atividades que podem ser inscritas na programação, estão oficinas para todas as idades, shows musicais, apresentações de teatro e dança, exposições fotográficas, intervenções de grafite, contação de histórias, mutirões de limpeza, distribuição e plantio de mudas de árvores, entre outras. O festival também possui um Circuito Zen, com yoga, meditação, terapias holísticas, medicina indígena e outras frentes terapêuticas.

Na edição de 2019, aproximadamente 25 mil pessoas participaram das mais de 160 atividades gratuitas realizadas com a colaboração de aproximadamente 350 voluntários. Ao todo, 22 pontos da cidade, entre parques, feiras, museus, terminais de ônibus, escolas, espaços culturais, praças e ruas, foram ocupados pelas ações.

As inscrições para o festival deste ano ficarão abertas de 28 de fevereiro até o dia 12 de abril. O processo de seleção das atividades aborda três quesitos principais: relevância e atratividade do conteúdo para o público, aderência à proposta da Virada Sustentável e capacidade de atendimento pela organização, em relação às necessidades técnicas dos projetos.

Não há limite de número de inscrições de atividades por parte dos proponentes. Ao final da seleção, todos receberão via e-mail indicado no ato da inscrição uma notificação sobre o seu resultado no edital. As atividades pré-selecionadas serão convocadas para os “plantões” que acontecerão na sede da FAS.

A Virada

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011, em São Paulo, e se estendeu para outras cidades, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, entre outras.

Em Manaus, o festival é uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com apoio de um Conselho Criativo formado por mais de 50 organizações da sociedade civil que trabalham com ações educativas e socioculturais em prol da promoção de práticas saudáveis e sustentáveis na cidade.