Webinar nacional marca lançamento do Centro de Economia Verde e Inclusiva da Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Webinar nacional marca lançamento do Centro de Economia Verde e Inclusiva da Amazônia

Webinar nacional marca lançamento do Centro de Economia Verde e Inclusiva da Amazônia
outubro 27, 2020 FAS

Webinar nacional marca lançamento do Centro de Economia Verde e Inclusiva da Amazônia

27/10/2020
Homem fazendo o processo para criação de óleos da Amazônia.

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com a Coalizão de Economia Verde (Green Economy Coalition – GEC em inglês), fará o lançamento nacional do Centro de Economia Verde e Inclusiva da Amazônia, durante um webinar nesta quarta-feira, dia 28, a partir das 9h (horário de Manaus), com o tema “A Amazônia é grande demais para colapsar: transformando a economia baseada no desmatamento em uma economia verde e inclusiva na Amazônia”. O evento online será transmitido através do canal no YouTube “TV FAS Amazonas”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.

O Centro, com sede em Manaus, tem o objetivo de desenvolver uma rede de profissionais, investidores, formuladores de políticas e pequenos empreendimentos com foco na construção de uma nova Economia Verde na região amazônica. Será conectado a outros 7 hubs em todo mundo, com a proposta de ser um espaço de diálogo e intercâmbio intersetorial, centro de conhecimento e uma incubadora de desenvolvimento de pequenos empreendimentos de bioeconomia amazônica.

Segundo a gerente do Programa de Soluções Inovadoras da FAS, Gabriela Sampaio, no webinar será discutida a possibilidade de um modelo de desenvolvimento econômico capaz de beneficiar o país e, ao mesmo tempo, conservar o imenso capital natural existente na Amazônia.

“A expectativa é realizar um evento de diálogo com diferentes atores do setor privado, do governo e da sociedade civil para, juntos, iniciarmos projetos e ações voltadas para uma economia mais verde e inclusiva, baseada no capital natural e com menos desmatamento. Também esperamos começar a traçar parcerias para o estabelecimento do Centro de Economia Verde”, afirma Gabriela.

O evento terá um painel de especialistas e duas rodadas de perguntas sobre o tema de economia verde e inclusiva na Amazônia. Os convidados apresentarão suas visões, desafios e potenciais caminhos a seguir. Os participantes são o facilitador Global da Coalizão de Economia Verde (GEC), Oliver Greenfield; o superintende geral da FAS, Virgilio Viana; representante das Americana, Luciana Pacheco; superintendente de Desenvolvimento Sustentável da FAS, Valcleia Solidade; consultor da GIZ (Cooperação Alemã), Heliandro Maia; representante do Instituto Clima e Sociedade, Gustavo Pinheiro; e coordenador-geral de Extrativismo da SAF, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marco Aurélio Pavarino. O webinar terá moderação do superintendente de Inovação & Desenvolvimento Institucional da FAS, Victor Salviati.

Esse será o segundo de uma série de três eventos virtuais promovidos pela FAS. O primeiro ocorreu durante a Semana do Clima de Nova Iorque, em 23 de setembro, onde foram debatidas soluções para impulsionar a economia verde na Amazônia.